Segurança Presente e Consciência Negra foram os temas da sessão na Câmara de Vereadores

Em 21, novembro, 2019

Vereadores da Câmara Municipal de Caxias usaram a tribuna nesta quinta, 21, para falar entre outras coisas, sobre o importante Programa Segurança Presente e o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Aquiciley (PRB) abriu a fala parabenizando e enaltecendo o evento da semana passada, quando o governador do Rio Wilson Witzel ao lado do prefeito Washigton Reis inauguraram o Programa Segurança Presente em Duque de Caxias. Na ocasião, ele disse sentir falta de um mastro na Praça Pacificador, local da cerimônia. O que não o impediu de resolver a situação, pois com uma escada emprestada, ele conseguiu pendurar o pavilhão verde e amarelo. “Queria fazer um pedido já que temos 180 praças e 174 escolas, que sejam instalados mastros para a colocação de bandeiras do Brasil, do estado e do nosso município. Sinto falta dos nossos símbolos”. Ele sugeriu, ainda, que o prefeito de Caxias implantasse uma clínica de idosos no município.

O segundo a falar foi Catiti (PODE) que exaltou a Semana da Consciência Negra, lembrando o Instituto Afro Cultural Ojuobá Axé com destaque pela tradicional lavagem do busto de Zumbi e a distribuição da feijoada, que completam 34 anos de realização no município. Falou sobre sua indignação de ainda haver preconceito e racismo nos dias de hoje. Lembrou das diferenças notórias pela cor da pele, exemplificando com números como salários e mortalidade, entre brancos e negros. “Ninguém nasce racista, a criança é pura. Ela aprende a ser racista. Esta data serve para reflexão de onde queremos chegar como nação, população. Vamos continuar lutando para sermos respeitados como pessoas e não pela cor da pele”, encerrou dando aparte ao vereador Beto Gabriel que acrescentou dizendo que a realidade passa desesperança para a grande maioria dos jovens negros.

Marquinho Oi ((DEM) fez um alerta sobre a falta de interesse da população em fiscalizar os trabalhos na Casa Legislativa, não comparecendo às sessões. E agradeceu ao prefeito Washington Reis que caminhou ao seu lado, visitando o bairro Coqueirinho, e prometeu levar asfalto e maiores cuidados para aquela população local. “Temos que reconhecer o que é o bom e criticar o que deve ser criticado. Hoje eu agradeço porque acredito que o prefeito vai cumprir sua promessa”, encerrou confiante Marquinho Oi.

A sessão foi dirigida pela vereadora Delza de Oliveira (PRP), que teve a seu lado o vereador Gilberto Silva (PPS)