Instituto Histórico lança 22ª publicação da Revista Pilares da História

Em 07, novembro, 2019
Instituto Histórico lança 22ª publicação da Revista Pilares da História

Na noite de quinta-feira, 7, orgulho e gratidão foram as palavras de ordem do dia. Nos sorrisos e olhos brilhantes estavam estampados a alegria do trabalho realizado em equipe – o lançamento de mais um número da Revista Pilares da História. O evento aconteceu no Salão de Exposições do Instituto Histórico, da Câmara Municipal de Duque de Caxias. Para a ocasião, a diretora do Instituto Tania Maria da Silva Amaro convidou artistas para uma mostra de Arte, Foto e Artesanato que abrilhantaram o espaço com suas obras e histórias.

A Revista Pilares está em seu 18º ano, com 22 publicações, e a cada edição traz um tema central. Neste número ela conta a história do prédio da Câmara que fez 50 anos de construção, em 23 de outubro. A publicação é qualificada pelo CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) por seu trabalho sério e responsável, que conta com artigos, histórias, pesquisas, memórias vivas e outros, escritos por acadêmicos, profissionais, universitários, pesquisadores, articulistas convidados e voluntários que passam por um Conselho Editorial de extrema competência.

A Revista é uma publicação de conteúdo local, sempre com temas ligados a Baixada Fluminense. Com verba própria da Casa Legislativa conta com várias parcerias culturais, principalmente, a Associação dos Amigos do Instituto Histórico.

Para a amostra do evento foram convidados o artista plástico Jorge Pereira, premiado na Sociedade Brasileira de Belas Artes por seus desenhos e pinturas; Karla Castello, (representada pela mãe Tia Neide) bióloga, Mestre em Ciências e apaixonada por fotografias e as Mulheres Artesãs do MVSB (Museu Vivo de São Bento) com artesanato “Onde estavam as bonecas pretas que não apareciam em nossos sonhos?”.

Tania Amaro agradeceu e parabenizou a todos os colaboradores, falou do apoio e reconhecimento da importância do periódico para a Baixada por parte da presidência da Casa Legislativa e cortou a fita dando como lançada a Revista e aberta a exposição a todos presentes e ao público em geral. “Quero muito agradecer ao nosso presidente Sandro Lelis, por seu apoio e incentivo a continuidade deste trabalho que já está completando 18 anos. É muito importante para a preservação da nossa história, da nossa Baixada, pois ninguém pode defender o que não conhece”. Encerrou a diretora do Instituto, anunciando, ainda, o lançamento do próximo número para o mês de dezembro.