Vereadores cobram ação do governo para viabilizar a criação de um banco de sangue em Caxias

Em 05, novembro, 2019

Na sessão desta terça-feira, 5, alguns vereadores da Casa Legislativa repudiaram a omissão do governo do estado, em resolver o problema da falta de um centro de coleta de sangue para o município. O primeiro a chamar a atenção para o grave assunto foi Marcos Tavares (AVANTE), seguido por seus pares, que lhe deram apoio à cobrança de uma solução para o caso, que está causando impedimentos na realizações de cirurgias e transplantes.

“Infelizmente foram canceladas inúmeras cirurgias e eu faço um apelo ao prefeito Washington Reis para romper esta barreira com o estado e garantir um hemocentro e um banco de sangue para nosso município”, solicitou Marcos Tavares.

Segundo relatos, além de pacientes que tiveram cirurgias canceladas há caso, também, de famílias com necessidade emergencial de transfusão que não foram atendidas por falta de sangue no estoque dos hospitais.

O vereador Aquiciley (PRB) em seu aparte lembrou que a população não se curva a fazer este ato de caridade, de amor, que é a doação voluntária de sangue, mas infelizmente muitos não têm condições pois requer tempo e dinheiro para a locomoção até o centro do Rio, “A dificuldade de locomoção é o principal empecilho”, encerrou.

Marcos Tavares concordou acrescentando que apesar das críticas de alguns é necessária a descentralização deste tema, para que o município tenha seu próprio banco e quem sabe um possível Hemocentro para atender a Baixada Fluminense. Em seguida a sessão foi encerrada pelo presidente da mesa vereador Nivan (PRP).