Câmara realiza segunda audiência pública sobre Cidade dos Meninos

Em 29, junho, 2019
Câmara realiza segunda audiência pública sobre Cidade dos Meninos

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou neste sábado, dia 29, a segunda audiência pública para tratar sobre o projeto de urbanização e revitalização do bairro Cidade dos Meninos. O evento aconteceu no Ciep Cora Coralina e reuniu cerca de 400 pessoas da localidade, além de vereadores, deputado estadual, secretários municipais e representantes da associação de moradores.

“Essa discussão iniciou na Câmara, onde foi criada uma comissão para acompanhar os trabalhos que envolvem os projetos para a região. O prefeito tem um projeto grandioso para a Cidade dos Meninos, com empreendimento residencial, industrial e até um aeroporto, e já está em conversa com investidores. Nós trouxemos a audiência para o bairro para que a comunidade interessada possa participar e externar seus pensamentos, porque nada pode acontecer sem que a população esteja ciente e em conversa com o poder público”, disse o vereador Chiquinho Grandão (PP), propositor da audiência.

Morador local e ex-vereador de Caxias, o advogado Maurício Guimarães fez uma observação: “Em 2003 teve uma sentença e está determinada a descontaminação e realocação de moradores. Audiência pública é importante, mas já consultaram o juiz da 7a Vara Federal? Antes de pensar em qualquer projeto, o prefeito tem que perguntar qual é o sonho dos moradores de Cidade dos Meninos.”

“A contaminação do local foi causada pelo próprio poder público e nós estamos aqui discutindo uma questão que o poder público precisa resolver. A justiça já determinou que só pode mexer naquela área depois de descontaminar. O projeto do prefeito é interessante, mas estou preocupado em como as coisas estão acontecendo, porque as pessoas estão desesperadas, com medo do que pode acontecer com as famílias que moram no bairro. Por isso, indiquei a criação de uma comissão especial de vereadores para acompanhar os trabalhos e discutir o passo a passo dos projetos, desde a descontaminação”, explicou o vereador Eduardo Moreira (PT).

O deputado estadual Marcelo do Seu Dino (PSL) esteve presenta na audiência e se comprometeu a ajudar junto ao Estado. “Os tempos são outros, precisamos avançar sim, mas o ser humano precisa vir em primeiro lugar. Minha maior preocupação é com a população que mora ali há anos. Para fazer qualquer coisa na Cidade dos Meninos precisa de licença do Estado, e hoje esses moradores têm um deputado para lutar por eles.”

Durante a audiência foi informado que o prefeito Washington Reis esteve em Brasília reunido com o presidente Jair Bolsonaro para pleitear R$ 170 milhões para a descontaminação do bairro Cidade dos Meninos. “Como é que se vai provocar o governo federal com esse valor sem levar para lá um empreendimento promissor que justifique esse investimento. Nós temos um prefeito com olhar empreendedor e que está buscando soluções para os problemas da Cidade”, afirmou o vereador Nivan Almeida (PRP), líder do governo na Câmara.

Povo Fala – Os vereadores abriram a palavra para intervenção dos moradores e a preocupação em comum é que a população seja obrigada a sair do bairro para dar lugar a empreendimentos futuros. “Ninguém quer parar o progresso, mas qualquer coisa que se vá fazer, pedimos que seja feito com respeito e justiça aos moradores”, destacou o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Cidade dos Meninos, Avelino.

“Não vetamos nenhum tipo de desenvolvimento, queremos melhorias e queremos estar inseridos nessas melhorias. Nossa pergunta é: o que estão pretendendo fazer com nós, moradores de Cidade dos Meninos?”, indagou Jéssica, representante da Associação de Moradores.

Secretário Municipal de Urbanismo, Leandro Guimarães respondeu: “Passamos os dois últimos anos fazendo o maior projeto de reassentamento com várias famílias e não houve ninguém que ficou insatisfeito com o nosso projeto. Garantimos tudo para que não houvesse problemas, nós trabalhamos com responsabilidade e de forma consciente.”

A Câmara Municipal se comprometeu a continuar as discussões e acompanhar de perto os trabalhos, amparando os moradores de Cidade dos Meninos e incluindo-os em todas as discussões que envolvam o bairro e o futuro das famílias.