Vereadores cobram eficiência em ações contra endemias

Em 17, maio, 2019
Vereadores cobram eficiência em ações contra endemias

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou sessão plenária nesta quinta-feira, dia 16, quando os vereadores cobraram mais eficiência nas ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zyka e chikungunya.

“Fiz um levantamento em hospitais e postos de saúde do nosso município e fiquei estarrecido com a quantidade de pessoas que passaram por essas unidades com o mesmo problema. Está instalada em Caxias uma epidemia de chikungunya, o negócio está absurdo e vários bairros foram atingidos. E o que me deixa mais estarrecido é uma licitação para compra de inseticida que já duram seis meses. Temos oito carros fumacê, que não são suficientes para atender toda população. Uma providência precisa ser tomada, estou aguardando a Secretaria de Saúde ser mais enérgica”, cobrou o vereador Chiquinho Grandão (PP).

“Tenho acompanhado o esforço da superintendência epidemiológica, que tem realizado um bom trabalho diante da estrutura que tem. É evidente que precisa ser ampliado e melhorado, mas isso depende de investimentos”, ressaltou o vereador Marcos Tavares (PSDC).

A vereadora Deise do Marcelo do Seu Dino (PTC) levantou um questionamento sobre o produto usado pelos carros fumacê. “Tenho notado que o produto usado não tem mais aquele cheiro forte de antes. Não sei se o produto mudou ou se está faltando alguma coisa.”

“Essa demanda sobre o produto também chegou ao meu gabinete e já estou averiguando, vamos prover a verdade”, afirmou o vereador Beto Gabriel (PV).

“Essa Casa tem a prerrogativa de fiscalização e pode fazer sim uma averiguação do produto usado no fumacê junto à superintendência, com a presença de um químico”, disse o vereador Gilberto Silva (PPS), complementando: “A demanda é grande e os meios são pequenos. Além da alta demanda, ainda há questões burocráticas. Mas, tenho visto a atuação da superintendência na minha região.”

Líder do governo na Câmara, o vereador Nivan Almeida (PRP) destacou: “A chikungunya é questão de saúde pública e nossa Cidade está se empenhando muito para diminuir essa situação. Essa é uma preocupação de todos.”