Secretaria de Saúde apresenta dados do 3º quadrimestre de 2018

Em 26, fevereiro, 2019
Secretaria de Saúde apresenta dados do 3º quadrimestre de 2018

A Câmara Municipal de Duque de Caxias recebeu nesta terça-feira, dia 26, a Secretaria de Saúde para a realização de audiência pública que apresentou à população os relatórios referentes ao terceiro quadrimestre de 2018. De acordo com os dados, a Prefeitura aplicou naquele período 17,29% dos recursos na área de saúde.

A receita realizada pelo Município foi de R$ 189.979.495,05, sendo R$ 29.332.232,91 de recursos próprios e R$ 160.619.177,07 de repasses federal e estadual.

O relatório mostra ainda que a atenção básica recebeu investimento de repasses no valor de R$ 29.771.031,13. Segundo o secretário José Carlos de Oliveira, a cobertura da atenção básica na Cidade está em 29%. “É muito pouco, mas já está tudo planejado para passar para 50%. Nós pegamos o Município com 13% de cobertura e mais que dobramos. Nosso esforço é priorizar a atenção básica, que faz toda a diferença para a população. Estamos finalizando licitações para construir 13 unidades básicas de saúde, vem coisa boa por aí.”

Os dados mostram que a Maternidade do Hospital Moacyr do Carmo realizou 5.413 consultas e procedimentos de setembro a dezembro de 2018. Atento aos números, o presidente do Legislativo, vereador Sandro Lelis (PSL), falou sobre a importância da obra da Maternidade de Santa Cruz da Serra. “Temos enfrentado muitos desafios, pegamos uma Cidade com muitas dificuldades, mas estamos avançando a cada dia. Aquela obra ficou nove anos parada porque os governos que passaram não deram atenção, mas no nosso governo é prioridade, tanto que a obra está 80% concluída. Estamos buscando verba para equipar a maternidade e inaugurá-la ainda este ano, se Deus quiser.”

Outro destaque da audiência foram os atendimentos do Hospital do Olho: 328.721 procedimentos realizados no terceiro quadrimestre de 2018. “É irrefutável o sacrifício que esse governo tem tido mesmo com poucos. Trazer para a Cidade o Hospital do Olho, que é referência no Estado e até no país, demonstra isso. Parabenizo o prefeito e toda equipe da Secretaria de Saúde, pessoas competentes que estão fazendo acontecer esses resultados para a população”, destacou o vereador Gilberto Silva (PPS).