Plano Municipal de Saneamento é apresentado na Câmara

Em 05, dezembro, 2017
Plano Municipal de Saneamento é apresentado na Câmara

O Plano Municipal de Saneamento Básico foi apresentado nesta terça-feira, dia 5, na Câmara de Vereadores, durante audiência pública. Concluído após reuniões, oficinas e audiências, o plano agora precisa ser votado pelo Legislativo antes do recesso parlamentar para que Duque de Caxias possa pleitear recursos federais e colocar em prática as metas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e escoamento das águas pluviais.

“Fizemos várias oficinas para a sociedade civil participar em busca do melhor plano com metas para os próximos anos. Agora, temos planejamento para essa gestão e para as próximas, definindo claramente as metas da nossa Cidade para essa demanda tão aguardada”, afirmou o secretário de Urbanismo, Leandro Guimarães.

Representando o consórcio Serpen/Coba, responsável técnico pela coleta de dados e produção do documento, Isaac Volschan apresentou e detalhou o Plano. “É um documento amplo e bastante consistente, que cumpre quatro conceitos: universalidade, integralidade, equidade e controle social. O Plano serve para apontar quais as carências e suas soluções. São projetos e investimentos para os próximos 20 anos”, explicou, estimando um valor total de aproximadamente R$ 1,1 bilhão.

O vereador Nivan Almeida (PRP) fez uma observação. “Nossa Cidade é a última da Baixada Fluminense a discutir e aprovar o Plano de Saneamento. Desde 2015 as cidades estão trabalhando nesse projeto, Caxias começou neste ano. É muito importante perceber que esses investimentos serão diluídos ao longo de 20 anos. O Plano pode ser revisado a qualquer momento, por isso, vamos discutir um grupo de trabalho junto com o Concidade para acompanhar a execução dos projetos.”