Comdedinepir dá posse à nova diretoria na Câmara Municipal

Em 17, novembro, 2017
Comdedinepir dá posse à nova diretoria na Câmara Municipal

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Duque de Caxias deu posse aos novos membros na Câmara Municipal nesta sexta-feira, dia 17, quando também se iniciou a Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas.

A nova diretoria, que terá um mandato de dois anos, foi composta por Marcos da Costa Lopes, Ariane Teles de Souza, Renato Ferreira Santos, Nilceia Lucas da Silva, Maria José Lopes Anjos, Maria Lourdes Carvalho, Carlos Augusto Santos e Menaide de Souza Barros. Os suplentes são: Márcia Lobua, Jorge Pazini, Valdelina Barbosa, Lia Mota, Arthur Lima, Lúcia Almeida, Leila Teixeira e Douglas Alves.

A ex-presidente Valdelina Júlia agradeceu pelo mandato à frente do Conselho e desejou boa sorte à nova diretoria. “Aprendi muito sobre resistência e luta, que é contínua. Espero que os novos conselheiros tenham resistência para enfrentar todas as dificuldades. O Conselho é atitude, sabedoria, humildade e resistência.”

Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Daniele Reis participou da solenidade e lembrou a história do conselho. “Estou muito feliz pela constituição desse sexto mandato do Comdedinepir. O Washington Reis foi autor da lei desse conselho e foi ele quem deu posse à primeira diretoria. É importante ver que teve essa continuidade mesmo em outras gestões. Esse é o caminho do diálogo e da participação. Estamos ansiosos para que os novos membros sejam atuantes e que possam dialogar sempre com a Secretaria.”

Tendo acompanhado todo processo de escolha dos novos membros, Dra. Glaudineia, que trabalha na Secretaria de Cultura e Turismo, afirmou que o governo está disposto a ajudar o conselho. “A causa é grande, há muito que se fazer ainda em relação aos negros. A luta é grande e precisamos estar unidos e firmes para buscar os direitos dos negros. Só quem é negro sabe o que nós passamos, só nós sabemos nossa história.”

Representando a Secretaria de Educação, Alcineia Oliveira parabenizou a secretária de Cultura por enaltecer o respeito à diversidade. “Que toda diversidade seja respeitada e nenhum preconceito seja cultivado. A luta é grande, mas nós somos guerreiros e não temos medo de guerrear. Que a diversidade seja a bandeira do nosso Município.”

Coordenadora do Comppird, Júlia Paula foi representando a Secretaria de Assistência Social. “É uma felicidade estar aqui e ver essa Casa cheia por uma causa justa e nobre. É por isso que estamos aqui.”

Superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Juca Ribeiro foi um dos palestrantes do evento, dissertando sobre os desafios do movimento negro e a necessidade de reconceituar o mundo. “É um evento especial para o movimento negro da Baixada Fluminense. Caxias sempre foi referência no Estado. É um desejo da Secretaria, e eu já havia expressado para a secretária municipal Daniele Reis, investir em uma biblioteca parque na Cidade.”

Ao final do evento, a secretária Daniele Reis e o vereador Marcelo Catiti entregaram a comenda Zumbi dos Palmares a personalidades que se destacam na luta dos direitos dos negros.