Câmara repercute redução no valor das passagens de ônibus

Em 31, agosto, 2017
Câmara repercute redução no valor das passagens de ônibus

A pauta da sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias desta quinta-feira, dia 31, foi o transporte público municipal. Os vereadores debateram sobre o Decreto nº 6852, assinado pelo prefeito Washington Reis, que determina a redução dos valores nas tarifas de 14 linhas de ônibus do Município, passando de R$ 5,50 para R$ 4,25.

“Hoje, ao assinar esse decreto, a Prefeitura admite que os ônibus estão em péssimas condições e que o serviço não é de qualidade. Mas, nós sinalizamos isso ao prefeito desde o início da legislatura, inclusive fizemos requerimento para abertura de uma CPI do transporte, mas a Comissão de Constituição e Justiça deu parecer negativo, alegando que não tinha necessidade”, lembrou o vereador Cláudio Thomaz (Podemos).

“É preciso rever o parecer da comissão, desengavetar a CPI e deixar essa Casa cumprir seu dever constitucional, que é fiscalizar, e deixar os vereadores lutar pelos direitos da população”, ressaltou o vereador Arthur Monteiro (Avante).

Membro da Comissão de Transportes da Câmara, o vereador André do Adriano (Avante) garantiu que a comissão vai às ruas para fiscalizar os ônibus. “Fico triste de ver o prefeito reconhecendo só agora que precisa baixar o valor da passagem.”

“A redução não descaracteriza todo aumento que foi dado lá atrás e não contempla toda Cidade. No Centenário, por exemplo, vai continuar a mesma coisa, assim como no Corte 8, onde a população sofre com a perda da linha 22, que venho lutando há anos para retornar e até agora nada aconteceu”, declarou o vereador Marquinho Oi (DEM).

“Estou satisfeito em ver o prefeito contemplar uma reivindicação dos moradores com essa redução da passagem do 3º e 4º distritos e também parte do 2º distrito. Era uma vergonha o que a população pagava para vir ao centro de Caxias”, acrescentou o vereador Chiquinho Grandão (PP).

“Ninguém está contra o decreto do prefeito, mas não é justo que somente parte da Cidade tenha o benefício. Não concordo que a tarifa no 1º distrito continue o mesmo valor”, afirmou o vereador Beto Gabriel (PV).

“Realizamos audiência pública, requeremos abertura de CPI e buscamos tutela jurisdicional e hoje a Prefeitura reconhece tudo aquilo que sustentamos que deveria ser passível de investigação naquela CPI que foi barrada por um parecer que não encontrava problema em nada, esperamos que isso seja revogado. Peço ao líder do governo que sensibilize o prefeito antes que saia decisão judicial para revogar toda passagem em Duque de Caxias, é preciso compromisso também com o 1º e 2º distritos”, defendeu o vereador Marcos Tavares (PSDC).

“Quero me congratular com os bairros que não tiveram o benefício da redução da passagem, o que nós queremos é o que todos querem. O parecer da CPI obedeceu às regras e cumpriu seu rito legal. É importante avaliar que o prefeito vem fazendo muita coisa, mesmo com toda dificuldade está com muitas obras pela Cidade, contemplando muitos bairros”, destacou o líder do governo na Casa, vereador Nivan Almeida (PRP).

“Esse foi apenas o primeiro passo para a melhoria do transporte na Cidade, a meta do prefeito é implantar a tarifa única e ele tem usado todo seu prestígio para buscar verbas carimbadas no governo federal para realizar toda obra que vem fazendo nesse momento de crise, em que temos dificuldades em dar respostas à população”, finalizou o vereador Gilberto Silva (PPS).