Câmara realiza evento do Dia Internacional de Combate às Drogas

Em 26, junho, 2017
Câmara realiza evento do Dia Internacional de Combate às Drogas

Para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho, a Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou nesta segunda-feira uma reunião para debater a necessidade de enfrentamento e prevenção. Na ocasião, o vereador Valdecy (PP) entregou moções de aplauso a personalidades que lutam pela causa no Município.

“A prevenção é o melhor caminho na luta contra as drogas. Pais e educadores precisam estar bem informados e conversar de forma franca com crianças e jovens. O vício pode ser tratado e isso depende de vários fatores, o ponto de partida é sempre a família, mas é preciso levar à sociedade o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, pelas ONGs e por todos aqueles que se esforçam para tirar as drogas da vida em sociedade”, disse o vereador Valdecy, relator da Comissão de Combate às Drogas na Câmara.

Coordenador técnico do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), major Lima afirma que essa luta não é somente da Polícia Militar. “O programa completa 25 anos de existência no Brasil em agosto com uma marca de 1,5 milhão de crianças atendidas no Estado do Rio de Janeiro. Graças à coragem de um grupo de policiais que abraçaram esse projeto, podemos hoje estar falando aqui sobre prevenção às drogas.”

Integrante da primeira turma do Proerd no Brasil, tenente Coutinho sente orgulho do projeto. “É uma satisfação saber que o programa está em toda Polícia Militar do País. Não poderíamos realizar esse trabalho sem a colaboração de diretores e professores, que abriram as escolas para nos acolher e apoiar. Ainda falta a participação efetiva da família, que é a instituição mais importante da vida do cidadão.”

Militante da causa há 45 anos, mestre Lúcio Bruce Paz aposta no esporte para desenvolver projetos com crianças e jovens. “Já vi muitas pessoas morrer por causa das drogas, mas também já salvei muitas vidas com trabalho preventivo. É preciso que todos abracem essa causa para melhorar a situação do nosso País, pois as drogas estão em todos os lugares.”

Conselheira tutelar em Duque de Caxias, Andréia Vieira faz um alerta às autoridades da Cidade. “Precisamos nos preocupar com a cracolândia da Vila Nova, é importante realizar um trabalho de prevenção naquela região. É preciso olhar para os filhos de dependentes químicos, pois as crianças já nascem com a química no corpo e serão possíveis usuários.”