Eleição do conselho da pessoa com deficiência acontece na Câmara

Em 26, maio, 2017
Eleição do conselho da pessoa com deficiência acontece na Câmara

Um Fórum dos Direitos das Pessoas com Deficiência aconteceu nesta sexta-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias para aprovar o regimento interno do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e eleger seus membros.

Na ocasião, os vereadores Zezinho do Mineirão (PMDB) e Junior Uios (PT), respectivamente presidente e relator da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara, aproveitaram para se apresentar aos participantes da plenária e deixar a comissão à disposição do conselho e dos demais ativistas da causa.

Atendendo a uma demanda apresentada no Fórum, os vereadores imediatamente redigiram e protocolaram um requerimento para que a Câmara disponha de um intérprete de libras durante todo expediente do Legislativo para atender os munícipes que necessitem.

“A Câmara dispõe de intérpretes de libras apenas durante as sessões plenárias, às terças e quintas. Mas, vamos pedir que sejam disponibilizados na Casa durante todo expediente. Também já solicitei ao presidente uma rampa de acesso à mesa diretora do plenário para democratizar a participação de todos”, disse o vereador Junior Uios.

“Agradeço por fazer parte da comissão e vou contribuir no que for necessário para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Quem me conhece fora da política sabe do trabalho humanitário que já realizo na minha vida pessoal, estou aqui para somar”, ressaltou o vereador Zezinho do Mineirão.

Colocado para votação dos presentes, o regimento interno do conselho foi aprovado com uma emenda modificativa e as inscrições de interessados para compor o conselho preencheu apenas cinco das sete cadeiras disponíveis.

Os candidatos aprovados pela plenária, que compõem o conselho para um mandato de dois anos são: Daniel Inácio para a cadeira representante da paralisia cerebral; Elaine dos Anjos, cadeira de deficiência intelectual; Jocélio de Oliveira, cadeira de deficiência física; Maria de Fátima Oliveira Costa, cadeira de deficiência múltipla e Charles de Souza para a cadeira de deficiência visual. As cadeiras que ficaram sem representantes foram deficiência patológica e deficiência auditiva.

“Ao ser eleito para representar o conselho, você representa um segmento e tem o poder de voto para garantir os direitos das pessoas com deficiência. Temos que fazer com que o conselho funcione de forma plena e efetiva para conquistarmos as políticas públicas necessárias na Cidade de Duque de Caxias, que conta com quase 200 mil pessoas com alguma deficiência”, declarou Charles de Souza.