Câmara de Caxias recebe audiência sobre transporte aquaviário

Em 15, maio, 2017
Câmara de Caxias recebe audiência sobre transporte aquaviário

Solicitada pelo deputado estadual Roserverg Reis, a Câmara Municipal de Duque de Caxias recebeu na manhã desta segunda-feira, dia 15, audiência pública para tratar do transporte aquaviário na Baixada Fluminense. A plenária foi conduzida pelo presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Marcelo Simão.

“Caxias está de parabéns porque saiu na frente e tomou a iniciativa de fazer um estudo de viabilidade do projeto e buscar parcerias para estruturar a Cidade. Além de dar qualidade de vida para a população, o projeto ajudará a fomentar o comércio, pois dará melhor acesso às pessoas da região local”, disse o deputado Marcelo Simão.

De acordo com o deputado Rosenverg Reis, o governador Pezão autorizou a inclusão obrigatória da linha Praça XV-Duque de Caxias no próximo contrato de concessão das barcas. “É um projeto que atenderá toda Baixada Fluminense e também a região serrana. É um sonho para Caxias e quem ganha é o trabalhador, que não vai mais ficar horas no engarrafamento para chegar ao Rio de Janeiro.”

Além do transporte de passageiros, o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, sinalizou outras novidades. “Incluímos no projeto a possibilidade de transporte de cargas e veículos, tenho certeza que vai agregar valor. A licitação está passando por uma revisão final e logo vamos disponibilizá-la para análise da Procuradoria do Estado. Acho que 90 dias é o prazo para lançarmos essa licitação.”

O estudo de viabilidade técnica e financeira foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). “Fizemos todo levantamento hidrográfico e elaboramos um conceito para que o projeto seja desenvolvido”, ressaltou o diretor adjunto Domênico Accetta.

Segundo o prefeito Washington Reis, o projeto do transporte aquaviário em Caxias foi um dos primeiros que apresentou à Câmara Municipal e ao Governo Estado assim que tomou posse. “Tem muita coisa adiantada e isso permitiu que avançássemos, quem ganhar a licitação das barcas terá que colocar o projeto de Caxias de pé em um ano. Estamos criando toda infraestrutura para colocar ônibus integrados às barcas. Queremos também ligar a Cidade ao aeroporto do Galeão. Além do conforto e de menos tempo no trânsito, o projeto tem todo potencial turístico. Não tenho dúvida de que vai fomentar nossa economia e contribuir com o desenvolvimento.”