Câmara realizará audiência pública sobre o transporte municipal

Em 14, março, 2017
Câmara realizará audiência pública sobre o transporte municipal

Os vereadores de Duque de Caxias levantaram novamente a questão do transporte público municipal durante sessão plenária desta terça-feira, dia 14, e confirmaram a realização de uma audiência pública para tratar do tema. O evento acontece nesta quarta-feira, dia 15, às 15h, na Câmara Municipal.

“Convido especialmente à população. Não deixem de participar dessa audiência pública, pois vamos tratar de assuntos importantes, como o aumento da tarifa, que ultrapassou os 14%. As empresas vêm fazendo o que querem na nossa Cidade e nós não podem ficar calados diante disso”, disse o vereador Cláudio Thomaz (PTN).

O vereador Marcos Tavares (PSDC) lembrou: “Tentamos de todas as maneiras instaurar uma comissão parlamentar de inquérito na legislatura passada, mas não conseguimos nem 11 assinaturas entre os 29 vereadores. Peço a todos que assinem dessa vez para abrirmos a caixa preta do transporte. Dessa forma, vamos conseguir reunir elementos para auxiliar o prefeito a abrir nova licitação na Cidade.”

Favorável à instalação da comissão, o vereador Marquinho Oi (DEM) ressaltou que é preciso novas linhas de ônibus na Cidade. “Há muito tempo venho lutando contra os abusos desses empresários de transporte. Pedi diversas vezes pela população do Corte Oito, que carece de uma linha acessível ao Hospital.”

O vereador Carlos de Jesus (PDT) defendeu mais uma vez a implantação da tarifa única na Cidade. “Ninguém aguenta mais essas tarifas abusivas. É preciso discutir, além da tarifa única, a instalação de ar condicionado nos ônibus e cobrar um melhor serviço aos usuários.”

Reforçando a importância da discussão, o vereador Arthur Monteiro (PTdoB) afirmou que a audiência pública será o pontapé inicial. “Temos a função de fiscalizar e lutar pelos direitos da nossa população.”

Líder do governo na Casa, o vereador Nivan Almeida (PRP) acha prematura a ideia de instalar uma comissão. “É importante que essa Casa construa instrumentos concretos para beneficiar a Cidade. Precisamos analisar melhor essa CPI, pois ela só deve ser instituída quando se esgotam todas as outras formas de entendimento. O prefeito já sinalizou a importância da tarifa única e da realização de nova licitação, que não aconteceu ainda por questões judiciais.”