Câmara sai em defesa dos agentes comunitários de saúde

Em 16, fevereiro, 2017
Câmara sai em defesa dos agentes comunitários de saúde

A luta dos agentes de saúde e endemias de Duque de Caxias é antiga e a Câmara Municipal sempre esteve ao lado dos profissionais apoiando suas reivindicações. Na sessão desta quinta-feira, dia 16, a questão foi levantada mais uma vez. A Comissão de Saúde do Legislativo elaborou uma carta de apoio à categoria para entregar ao prefeito, com a assinatura de todos os vereadores.

“São várias reivindicações, primeiro sobre a permanência deles na função, depois sobre as condições de trabalho. Eles não têm protetor solar e boné, por exemplo, o que seria necessário, já que ficam expostos ao sol”, defendeu a vereadora Juliana do Táxi (PSD).

“Essa carta de apoio é para mostrar aos agentes que nós trabalhamos em prol da população. Queremos afirmar que essa Câmara apoia todos os trabalhadores”, reforçou a vereadora Leide (PRB).

Parabenizando a iniciativa da Comissão de Saúde, o vereador Chiquinho Grandão (PP) destacou que a atuação dos profissionais é essencial para o bom atendimento à população. “Com os agentes fora do setor, quem perde é a Prefeitura. Cada agente fora das ruas significa menos verba do governo federal.”

Ratificando seu apoio, o vereador Marcos Tavares (PSDC) afirmou que a luta é legítima. “Esses profissionais dominam o que fazem, possuem experiência para realizar esse trabalho que é de grande importância para nossa Cidade.”

O vereador Junior Uios (PT) completou: “Esses agentes têm acesso às pessoas e se torna familiar no bairro onde atuam. Cria-se uma relação de confiança ao longo dos anos de trabalho.”

Concluindo que é uma questão social, o vereador Gilberto Silva (PPS) se solidarizou com a causa. “Se, em algum momento, alguém admitiu os agentes de forma irregular, eles não têm culpa. São, portanto, funcionários legítimos de Duque de Caxias. Tenho certeza que o prefeito terá uma solução definitiva para o caso.”

Mostrando empenho pela causa, a vereadora Delza de Oliveira (PRP) assinou o apoio. “Na minha campanha, fizemos algumas reuniões com os agentes de saúde na Grande Rio. Estou solidária aos agentes e gostaria de fazer parte desse empenho junto com a Comissão de Saúde.”

“Sabemos que os agentes de endemias estão amparados por lei, vamos materializar esse pensamento, assim como foi feito em Nova Iguaçu. Vamos estudar a questão trabalhista de cada um que responde por essa função tão importante. Caxias sempre foi contemplado por esses profissionais, tenho certeza que o prefeito vai se sensibilizar”, disse o líder do governo, vereador Nivan Almeida (PRP).

ORDEM DO DIA – Na mesma sessão plenária, os vereadores discutiram e aprovaram duas mensagens do Executivo Municipal, uma referente à municipalização das funerárias e outra sobre redução de taxa para os feirantes.

“Estamos aqui para representar as pessoas, principalmente as menos favorecidas. Parabenizo o prefeito pela atitude de reassumir os sepultamentos gratuitos, mas precisamos olhar com mais atenção ao texto desta matéria e melhorar essa redação para garantir gratuidade a quem realmente necessita. Peço a aprovação de todos, mas peço a sensibilidade de discutirmos melhor os termos durante o prazo para segunda votação”, ponderou o vereador Eduardo Moreira (PT).

Feliz com a redução de taxa para os feirantes, o presidente Sandro Lelis (PSL) se pronunciou. “Sabemos do trabalho e compromisso dos feirantes com a nossa Cidade. Quando fui eleito em 2013, já existia uma preocupação desta Casa com a situação dos feirantes, pois muitos não conseguiam pagar a taxa. Fiz uma indicação e conversei com o prefeito, que agora nos mandou essa mensagem. Também falei com o prefeito sobre o passivo das taxas passadas, tenho certeza que ele nos mandará uma mensagem para resolver essa dívida.”