Vereadora Leide homenageia conselheiros tutelares

Em 13, julho, 2016
Vereadora Leide homenageia conselheiros tutelares

Autora da lei que instituiu no calendário oficial de Duque de Caxias o Dia do Conselheiro Tutelar, a vereadora Leide (PRB), que preside a Comissão dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, homenageou os 30 conselheiros tutelares da Cidade na noite desta quarta-feira, dia 13, em solenidade na Câmara Municipal. A data oficial foi escolhida em razão de coincidir com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Muito me orgulha essa representatividade e me sinto feliz em homenagear os conselheiros tutelares, que desenvolvem um trabalho muito relevante na Cidade. Essa Comissão e essa Casa estão abertas a discutir com vocês as políticas públicas necessárias para estruturar melhor o trabalho dos conselhos tutelares”, disse a vereadora Leide.

Relatora da Comissão, a vereadora Fatinha (Solidariedade) marcou presença e parabenizou os homenageados. “Somos sempre as primeiras a defender os conselheiros tutelares porque sabemos do trabalho árduo e sacrificado que realizam.”

A subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Letícia D’Avila, ressaltou um feito de Duque de Caxias: “Foi o único Município que aumentou o número de conselhos tutelares, hoje temos seis conselhos com cinco membros cada para atender a Cidade.”

Parabenizando a vereadora Leide pela iniciativa de homenagear os conselheiros, o presidente dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nei Nogueira, defendeu que agir na infância garante um futuro melhor. “A implantação de políticas públicas demora, pois toda construção se dá aos pouco. As coisas estão avançando e Caxias está aberta a ouvir, nunca uma gestão deu tanta abertura à democracia.”

Presidente do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Manoel Nascimento Rodrigues afirmou que respeitar os direitos dos conselheiros é respeitar o ECA. “A lei de Duque de Caxias está defasada, peço a essa Câmara que se atente a isso. A iniciativa da vereadora Leide é um grande passo, conto com a senhora para avançarmos.”