Câmara recebe abertura da 6ª Conferência das Cidades

Em 24, junho, 2016
Câmara recebe abertura da 6ª Conferência das Cidades

Com o tema “A função social da cidade e da propriedade”, a abertura da 6ª Conferência da Cidade de Duque de Caxias aconteceu dia 24 de junho, na Câmara Municipal de Vereadores, e contou com palestras e propostas em busca de uma Cidade mais justa.

A primeira palestra foi da diretora do Instituto Histórico, professora Tania Amaro, que falou sobre a história de Duque de Caxias na Baixada Fluminense. “Eu penso essa história a partir do desenvolvimento dos eixos de locomoção, começo pelas estradas de ferro, que deram um novo perfil à região. Essa conferência é importante para vermos como a Cidade cresceu e pensarmos em como contribuir para que ela continue crescendo de forma positiva.”

O professor da UFRJ Alex Magalhães palestrou sobre a função social da cidade e da propriedade, tema da conferência. “É importante que algumas questões sejam levantadas: Até que ponto o solo urbano está a serviço de todos? Quais interesses estão guiando a Cidade? A falta de água e de saneamento foge à função social, por exemplo. Deixo como proposta a implantação efetiva da Lei de Acesso à Informação, com oficinas e outras ações que contribuam com a Cidade.”

O secretário de Planejamento, Habitação de Urbanismo, Luiz Edmundo, explicou que a conferência acontece a cada três anos com objetivo de captar opiniões e propostas da sociedade. “O momento é favorável porque estamos começando a revisão do plano diretor. Temos que nos concentrar em propostas viáveis ao nosso âmbito de atuação e o acesso à informação é uma delas, assim como é importante discutir a regularização fundiária e o IPTU progressivo.”

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano na Câmara, o vereador Fabrício Cordeiro (PT) concordou. “O governo precisa ser mais transparente. Acho muito importante discutirmos o planejamento da Cidade, que cresceu de forma desordenada. Temos que começar a pensar em soluções práticas para dar conforto à população. Espero que dessa conferência saiam propostas que possam ser postas em prática.”

Colocando-se à disposição, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) disse: “Tudo o que for para somar é de extrema importância para a nossa Cidade”. A conferência seguiu para o segundo dia no sábado, dia 25, na Unigranrio, onde foram montados grupos de trabalho para elaboração das propostas.