Câmara avalia prestação de contas da Secretaria de Saúde

Em 31, maio, 2016
Câmara avalia prestação de contas da Secretaria de Saúde

Os relatórios relativos ao primeiro quadrimestre de 2016 da Secretaria Municipal de Saúde foram apresentados na Câmara de Duque de Caxias nesta terça-feira, dia 31. A Prefeitura aplicou, até agora, 15,16% do orçamento na área de saúde. Ano passado, o percentual total foi de 24,6%.

De acordo com o secretário Camilo Junqueira, o custo mensal da Saúde é cerca de R$ 45 milhões, sendo 73% do custeio gastos com recursos humanos. “Existe um déficit de R$ 3,8 milhões mensais. O Estado deveria repassar R$ 1,3 milhão por mês para Duque de Caxias, mas isso não vem acontecendo. Estivemos em Brasília pleiteando novos recursos federais, mas não conseguimos nenhum adicional. O cenário de crise econômica e política vêm afetando a saúde do País.”

Por conta da crise, a saúde pública tem sido sobrecarregada por pacientes que antes contavam com planos de saúde e agora recorrem ao SUS. Prova disso é o aumento do número de atendimentos em unidades públicas. O hospital Moacyr do Carmo tem registrado mais de 500 partos por mês. “Isso também tem a ver com o fechamento de leitos estaduais”, reforçou a Secretaria Municipal de Saúde.
A UPA Beira Mar também registrou aumento no número de atendimentos, sendo que cerca de 20% dos pacientes são de municípios vizinhos. A Policlínica chega a atender 34 mil pessoas, sendo 40% não munícipes. No Pilar, o percentual de atendimentos a moradores de Belford Roxo chega a 50%. As ocorrências emergências no hospital de Saracuruna passaram de 9 mil para 11,5 mil.

“Estamos fazendo os ajustes necessários, tentando redimensionar os serviços para não deixar acontecer o mesmo que houve no Estado. Precisamos achar um caminho para que as pessoas não fiquem desassistidas e contamos com a ajuda de todos. Sabemos que precisamos melhorar e estamos trabalhando para isso”, afirmou o secretário.

O principal questionamento popular durante a audiência de prestação de contas foi sobre o fechamento da maternidade de Xerém. A Secretaria explicou o fato: “Trata-se da suspensão temporária, uma vez que o prédio estava comprometido há alguns anos e agora foi declarado inadequado para o serviço. Todos os atendimentos da maternidade passarão a ser realizados na Unidade Pré-Hospitalar (UPH Xerém), que foi reforçada para suprir a falta temporária da maternidade.”