Vereadores mirins são empossados em solenidade na Câmara de Duque de Caxias

Em 20, abril, 2016
Vereadores mirins são empossados em solenidade na Câmara de Duque de Caxias

Duque de Caxias agora tem uma Câmara Mirim para representá-la e reforçar a voz da juventude na Cidade. Nesta quarta-feira, dia 20, foram empossados os 29 vereadores mirins eleitos democraticamente em suas escolas para mandato de um biênio. O projeto Câmara Mirim, reformulado pelo presidente do Legislativo, Eduardo Moreira (PT), tem o objetivo de contribuir com a formação de cidadania dos estudantes e aproximar crianças e adolescentes da política local.
“Temos o dever de educar e formar cidadãos de bem, só assim teremos uma Cidade diferente e um País melhor. Essas crianças estão tendo a oportunidade que não tivemos, espero que aproveitem e se dediquem, pois assumiram um compromisso com suas escolas, familiares e amigos. Parabéns aos eleitos e a todos que se envolveram com o projeto. A Câmara está empenhada nisso, para que amanhã vocês possam nos representar e fazer melhor do que muitos políticos que estão hoje no poder”, disse Eduardo Moreira.
Presidente da Comissão do Câmara Mirim, o vereador Nivan Almeida (PRP) citou o educador Paulo Freire. “O professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender. Cada um dos vereadores mirins será avaliado no seu comportamento, pois isso faz parte da vida pública”, explicou, informando que cada eleito recebeu uma cartilha, cotendo a lei orgânica e o manual do vereador.
“Olhando essas crianças interessadas pela política, eu fico com esperanças que daqui saiam os políticos do futuro. Nós fomos eleitos para fiscalizar e criar leis. Aprendam que vocês foram eleitos para representar toda Cidade, independente de bairro”, ressaltou o vereador Moa (PT).
Parabenizando os pais por incentivarem a participação das crianças, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) reforçou: “Não se prendam a apenas um bairro, ajudem a fiscalizar todo Município e tragam para a Câmara as demandas importantes. Estou à disposição para ajudá-los.”
A vereadora Fatinha (Solidariedade) destacou a participação dos professores no processo inicial do Câmara Mirim (campanha e eleição), que se deu nas escolas. “Parabéns aos professores, aos pais, aos eleitos e, principalmente, à Cidade, que só tem a ganhar com vocês.”
Subsecretário de Educação, o professor Moisés Silva agradeceu. “É bonito ver a juventude participando da política. Trazer os estudantes para a Casa legislativa é muito importante e a Câmara percebeu isso. Será uma contribuição fundamental para a Cidade, pois os mirins não são apenas o futuro, eles são o presente.”
A primeira sessão ordinária da Câmara Mirim acontecerá no próximo dia 11 de maio, às 9h, no plenário da Casa Legislativa, quando serão eleitas a mesa diretora e as comissões técnicas permanentes. Vale lembrar que as plenárias ocorrerão uma vez por mês, sendo sempre a segunda quarta-feira.