Abertura da Semana de Duque de Caxias

Em 19, agosto, 2013
Abertura da Semana de Duque de Caxias

Música e equipamentos de guerra na abertura oficial da Semana do Duque de Caxias.

O palco para celebrar o início da Semana de Duque de Caxias foi a Praça do Pacificador, no centro da Cidade. A abertura oficial dos eventos cívicos contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso, parlamentares do município e do estado, autoridades, militares e a população. Todos acompanharam atentamente a execução do hino nacional e em seguida, a homenagem ao patrono do Exército Brasileiro. Perto das bandeiras da cidade, do estado e do Brasil e ao lado do banner da imagem de Duque de Caxias, foi depositado uma coroa de flores. Depois uma aluna, do 5º ano da Escola Municipal Dr. Álvaro Alberto, leu sobre a trajetória do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Muitos que acompanharam a cerimônia, inclusive as crianças, cantaram com garbo os versos do hino de Duque de Caxias. A Semana do Duque de Caxias tem o objetivo de resgatar os valores simbólicos e históricos do município. Para a vereadora Fatinha, presidente da Comissão de Educação e Cultura, esta é uma tradição que enaltece a cidade. “É um orgulho participar deste momento, estamos preservando a história da cidade e isso é muito importante”, disse entusiasmada. Sentimento que o prefeito também compartilha, ele acredita que o despertar das mobilizações sociais somam-se com o conhecimento histórico “a gente começa a mudar o país, quando se ama o país e o civismo estimula o amor a pátria”, ressaltou.

Após as formalidades, o público foi presenteado com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais. A banda é composta por 86 militares nas graduações de suboficiais e sargentos. É considerada uma das maiores bandas sinfônicas do mundo e possui algumas particularidades como, presença do coro, cantores e gaitas de fole escocesas nos concertos.

Destaque também para os armamentos e blindados do Exército Brasileiro expostos durante uma semana na Praça do Pacificador, uma oportunidade para a população conhecer de perto os equipamentos de segurança do país. A exposição contou com dois tipos de blindados que já serviram em missão no Haiti, na ocupação do Complexo do Alemão e estavam à disposição para qualquer emergência, na Jornada Mundial da Juventude: Urutu e Cascavel. O primeiro é um blindado com características de transporte de militares e o outro, é de reconhecimento de terreno, utilizado em campos, florestas e para carregar armamentos. As duas unidades tem um ponto em comum, são anfíbias, ou seja; circulam em terra e água.