Vereador cobra providências da Águas do Rio em relação à falta d’água em Duque de Caxias

Em 14, outubro, 2025
Vereador cobra providências da Águas do Rio em relação à falta d’água em Duque de Caxias

Catiti (PDT) questionou as ações da empresa no município e a inexistência de diálogo com o Legislativo

A Águas do Rio voltou a ser destaque na tribuna da Câmara de Duque de Caxias, durante a sessão plenária de 14/10. O vereador Catiti (PDT) contestou as inúmeras falhas da empresa que, desde que entrou no município, é alvo de reclamações.

“Fui procurado por mais de 30 moradores reclamando da falta d’água. Já é a quinta semana consecutiva que não cai água no Engenho do Porto, parte do Parque Lafaiete, Bela Vista e Bar dos Cavaleiros e pasmem, a conta de água veio o mesmo valor do mês passado”, disse Catiti.

Tarifas altas, falta de tratamento de esgoto e os buracos provocados pela empresa nas ruas recém-asfaltadas do Engenho do Porto e do Parque Lafaiete foram alguns problemas apontados pelo vereador que ressaltou também as audiências públicas realizadas e os protocolos no Ministério Público.

Catiti ainda traçou um paralelo do atendimento da Águas do Rio com o da Cedae. “Chegávamos na Cedae e éramos atendidos pela diretoria que dava, pelo menos, uma satisfação para que pudéssemos responder à população que nos procura”, disse ele, apontando que o atendimento da Águas do Rio reflete no descaso com a população.

Tarifa Zero

O vereador Catiti também reiterou uma indicação, em seu discurso, para a implantação do Programa Tarifa Zero em bairros do Primeiro Distrito. “Quero cobrar à Secretaria de Transportes e o prefeito a linha do Tarifa Zero para o Bar dos Cavaleiros e Bela Vista”, enfatizou o vereador, alertando que a empresa União já não atende a alguns bairros devido a sua ineficiência. “Ela precisa ser desativada na minha região também pois, o povo que paga imposto tem o direito de ter um transporte decente prestado por uma empresa decente”.

Obras

O vereador Wendell (SD) enumerou suas fiscalizações com o prefeito Netinho Reis (MDB) nos bairros Vila São Luiz e Doutor Laureano, realizadas na manhã de terça-feira. “Estivemos na Unidade de Saúde Evangelina Tavares, no bairro Vila São Luiz, onde foi anunciado que, em breve, começará o serviço de vacinação”.

Em seguida, eles foram à Fundec Ricardo Boechat, no bairro Doutor Laureano. “Uma unidade que atende cerca de mil alunos e que o prefeito anunciou a reforma geral do espaço a fim de dar melhor qualidade de ensino aos alunos”.

Wendell ainda citou a visita à Base do Segurança Presente, no mesmo bairro. “O policiamento no bairro e adjacências melhorou muito. Os índices caíram. Fico muito feliz que, no sábado de manhã, na rua onde nasci e moro, Coelho Neto, teve uma ocorrência do 15º Batalhão que recuperou uma carga intacta”.

Educação

O vereador Sandro Lelis (MDB) ressaltou as ações do governo municipal na Educação apontando para a construção e reforma de creches e escolas, uniformes e materiais escolares, calendário de pagamento, a expansão das escolas bilíngues de tempo integral no município e solicitou mais união e diálogo entre o Executivo e os profissionais a fim de buscarem avanços no setor.

Projetos aprovados

Ainda na sessão plenária de 14/10, os vereadores de Duque de Caxias aprovaram projetos de decretos legislativos concedendo honrarias e, em dois turnos, por unanimidade, o Projeto de Lei de iniciativa do vereador Alex Freitas (SD) que institui no município o Programa Pomar Caxiense para a execução da política de plantio, manejo, preservação e expansão da arborização frutífera em espaços públicos.

Também foram aprovados o PL de autoria do vereador Leandro Enfermeiro (PRD) dispondo, no município, sobre o projeto Alta À Revelia sem espera; e o do vereador Junior Reis (MDB) denominando logradouro público de Rua Lucília Pereira Hamamura dos Santos Souza.

A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), o vereador Vitinho Grandão (PL) ainda leu projetos, indicações e requerimentos no Expediente do Dia.

Skip to content