Manifestações na tribuna ressaltam o desenvolvimento do município de Duque de Caxias

Em 18, setembro, 2025
Manifestações na tribuna ressaltam o desenvolvimento do município de Duque de Caxias

 

Vereadores apontaram obras, serviços e ações nos mais diversos setores que eram aguardados pelos duquecaxienses

A sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, no dia 18/09, iniciou com a Leitura do Expediente do Dia. A pedido do presidente Claudio Thomaz (PRD), a vereadora Juliana do Táxi (PL), que secretariou os trabalhos da Mesa Diretora, num primeiro momento, leu indicações solicitando obras e serviços para os quatro distritos e requerimentos concedendo moções.

Dois projetos de lei também foram lidos e serão encaminhados às comissões permanentes da Casa para análise e emissão dos pareceres. Um é de autoria do vereador Alex Freitas (Republicanos) sobre a criação e as normas de funcionamento do Programa Municipal Casa dos Ancestrais. O segundo é de iniciativa do vereador Wendell (SD) alterando a Lei nº 3.247/2022 para dispor sobre a identificação dos assentos preferenciais destinadas às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no transporte público coletivo municipal.

 

Manifestações

Sete vereadores subiram à tribuna da Câmara para abordarem assuntos de interesses da população. Juliana do Táxi falou da aquisição de um aparelho de hemodinâmica para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes e os seus benefícios. “Um paciente com AVC isquêmico ou hemorrágico vai ser cuidado e não vai precisar ficar internado, entubado. Mas quero pedir ao secretário de Obras, Valber Januário, que agilize a obra para que o aparelho possa funcionar o mais rápido possível. Duque de Caxias é o único município que tem um aparelho de hemodinâmica dentro de um hospital público”.

Ainda em relação ao hospital, a presidente da Comissão de Saúde, Juliana do Táxi comentou a denúncia recebida sobre a falta de acolhimento dentro dele. “Os profissionais de ponta não estavam atendendo todos os casos, como uma pressão alta, uma dor de cabeça, um mal súbito… as pessoas eram encaminhadas à UPA Beira Mar”.

A vereadora levou a denúncia ao prefeito Netinho Reis (MDB) que entrou em contato com o diretor do hospital que confirmou a realidade do local. “Tem dois técnicos na emergência que fazem as fichas e os médicos classificam se são para a emergência ou para o ambulatório”.

Juliana do Táxi também comentou sobre o Centro de Imagem, que não é subordinado à Secretaria Municipal de Saúde, e que está localizado dentro do Hospital Adão Pereira Nunes. Ela questionou o diretor sobre o motivo de haver apenas um técnico onde deveria ter dois e disse que o hospital já tomou as providências cabíveis. Caso elas não sejam cumpridas, a vereadora solicita a retirada do Centro de Imagem São Jorge da cidade.

Alex Freitas (Republicanos) reforçou a fala de Juliana. “Vamos solicitar à Secretaria de Saúde para que veja a situação dos procedimentos em relação aos exames, quantos atendimentos mensais e a agilidade dos mesmos. Se não tiver dentro das normas do contrato, vamos pedir para cancelar”.

Já na sua manifestação na tribuna, o vereador Alex Freitas reiterou a sua indicação ao Executivo. “Pedi a reativação das bandas marciais nas escolas municipais. Vamos nos reunir com as secretarias de Cultura e de Educação porque é muito importante. Vamos buscar parcerias e recursos junto à Funarte e à Secretaria Estadual de Cultura”.

O vereador também comentou sobre a Patrulha da Madrugada. “Tem feito um trabalho excepcional. Vários vereadores e o prefeito têm acompanhado. Ela traz segurança à população. Em seu discurso, Alex Freitas ainda parabenizou a Rádio Tupi pelos 90 anos. “Essa rádio tão importante para o Rio de Janeiro, que leva entretenimento, jornalismo, esporte, e está sobrevivendo com a sua audiência, sua marca. Dou os parabéns à Rádio Tupi”.

Marquinho Oi (União) solicitou a construção de uma creche no bairro Periquito. “A necessidade é muito grande. Temos creches no Centenário, Mangueirinha, Olavo Bilac, mas no Periquito não. As pessoas não têm onde deixar seus filhos para irem trabalhar”. Ele também pediu a construção de uma Clínica da Família para o mesmo bairro.

A notícia da canalização do canal Gaspar Ventura, no Pantanal, foi dada pelo vereador Vitinho Grandão (PL). “Serão R$50 milhões para fazer a canalização junto ao Governo Federal que o prefeito Netinho Reis conseguiu no Ministério das Cidades. Agradeço o deputado federal Gutemberg Reis que, com o prefeito, conseguiu esse recurso”. Vitinho ressaltou que a prefeitura já está fazendo as desapropriações e indenizando os moradores.

Ele também falou sobre a Clínica da Família na Rua Eça de Queiroz, indicação do seu gabinete, e que, em breve será inaugurada. “Conseguimos aumentar o número de consultórios. Eram quatro, serão oito, para ter mais atendimentos e especialidades”.

As ações da administração municipal foram pontuadas pelo vereador Sandro Lelis (MDB) que enfatizou o legado do ex-prefeito Washington Reis e da continuidade com Netinho Reis. Sandro citou a construção do Hospital Dr. Moacyr do Carmo e de vários aparelhos públicos para dar mais acessibilidade à população, o Hospital São José que atendeu à época da Covid-19 e, agora passou a ser o Hospital do Coração que, até o momento, já realizou 13.356 procedimentos e a atenção da Família Reis com o município, fato que, para ele, não poderá ser apagado.

Sandro Lelis defendeu a postura de Washington Reis quando exonerado da Secretaria Estadual de Transportes e Mobilidade devido divergências políticas, pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que estava interino no Governo do Estado devido a viagem do governador Cláudio Castro que, ao voltar, chancelou a exoneração. “Com a maturidade que ele tem, conversou com o governador, entendeu, e foi tomar conta da vida dele. Não vi o Washington Reis falar mal do governador, usando veículos de comunicação para isso, porque ele tem maturidade”, ressaltou o vereador.

“O nosso mandato é pautado em cima da verdade, da luta, de muito trabalho, de conquistas e entregas para a população. Esse é o nosso dever: trabalhar e melhorar a vida das pessoas”, disse Sandro Lelis, recebendo o apoio do vereador Vitinho Grandão.

 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo, mês da Campanha de Conscientização e Prevenção do Suicídio foi destaque na fala do vereador Valdecy Nunes (MDB). “Essa campanha é de suma importância para que possamos olhar para o ser humano, nossos amigos, parentes e até os desconhecidos para, quando percebermos qualquer sinal, estendermos a mão”.

Valdecy alertou que o município de Duque de Caxias dá todo o suporte a essas pessoas: “a falta de um braço, de um apoio, de um amparo leva a pessoa a começar a pensar em retirar a própria vida. Nosso governo trabalha em todas as áreas e é voltado para atender o ser humano”.

O vereador Anderson Lopes (MDB) se pronunciou sobre o tema. “Depressão é o grito de socorro. Por conta da depressão, as pessoas acabam com suas próprias vidas”. Ele destacou o evento Mega Help realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, no sábado (13), que reuniu milhares de pessoas, na Arena Olímpica da Barra. “Além das políticas que são necessárias, a parte espiritual pode ajudar e salvar quem vêm vivenciando esses problemas”.

A vereadora Delza de Oliveira ressaltou que as pessoas, principalmente após a pandemia da Covid-19, ficaram com muito abaladas psicologicamente. “As pessoas estão com dificuldades até para conversarem. A internet é ótima, mas fez com que muitas pessoas se fechassem. Não falam mais umas com as outras. Solicitei ao prefeito que colocasse no Hospital Duque um psiquiatra e um psicólogo, no Ceata também para cuidar dos adolescentes”.

 

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo

Skip to content