Projeto de Lei e requerimento concedendo moção também foram lidos na sessão plenária
Diversas indicações foram lidas na sessão plenária de 28/08 da Câmara de Duque de Caxias pela vereadora Delza de Oliveira (MDB), que secretariou os trabalhos da Mesa Diretora, a pedido do presidente em exercício Junior Reis (MDB).
Os pedidos foram para construção de campo de futebol no bairro Covanca; disponibilização de uma unidade móvel, no Primeiro Distrito, para realização exames para atender o público feminino; asfalto, iluminação de led e saneamento básico no Morro do Sapê, em Xerém; e construção de quadra poliesportiva no bairro Centenário.
Os vereadores também solicitaram a intervenção do Executivo junto ao Governo do Estado a fim de disponibilizar patrulhamento com agentes da Guarda Municipal em parceria com a Polícia Militar no bairro 25 de Agosto, nos horários da manhã e noite, nos dias úteis e finais de semana.
Outras demandas foram para construção de praça em Parada Angélica, operação tapa-buracos no Pilar; reforma da grama sintética e revitalização da praça do campo do Rondon, no bairro Leopoldina; construção de praça em Santa Cruz da Serra; troca de rede de esgoto e construção de uma UBS no Morro do Remido, no bairro Copacabana.
Manifestações na tribuna
O vereador Serginho (MDB) justificou sua indicação parlamentar que solicita ao Executivo o encaminhamento de mensagem à Câmara com o projeto de lei desobrigando o pagamento de IPTU cujo imóvel estiver em área com alto índice de criminalidade e cercada por barricadas. “O poder público não consegue realizar o seu trabalho na totalidade. O pagamento deste imposto não retorna para os moradores que não têm acesso aos serviços básicos como recolhimento do lixo e do entulho, troca de lâmpadas, tapa-buracos e outros”.
Em seguida, Serginho falou de sua visita, na semana passada, ao CEO de Imbariê onde constatou que o local estava há 60 dias sem o técnico de Raio-X e os seis consultórios sem atendimentos. Entretanto, ele destacou que esteve novamente no local e que, em seis dias, a situação mudou. “Cinco consultórios já estão em funcionamento, colocaram ar-condicionado, reparos na parte elétrica. Eu exaltei lá a importância de a população denunciar a realidade que está vivendo”.
Em relação às empresas terceirizadas Vinil e Vigília Brasil, Serginho reiterou os prejuízos dos ex-funcionários que estão sem receber até o momento. “Já denunciamos esta questão à procuradoria. O prazo encerrou ontem e reitero hoje essas denúncias para que elas sejam resolvidas internamente na nossa cidade”, disse o vereador cobrando o cancelamento do contrato com a Vinil e a Vigília Brasil, e apontando para a mesma situação na Fundec.
Ações na Câmara
Há pouco mais de um mês na Câmara, o vereador Saulo Henrique (PL) enumerou suas atividades e a satisfação de poder contribuir com o desenvolvimento do município de Duque de Caxias. “Já fizemos mais de 100 indicações nesta Casa para que possam ser lidas no plenário e mais de 20 projetos de lei que terão impactos muito positivos na vida da população”.
Saulo Henrique apontou as suas demandas, entre elas para o Banco de Sangue do município. “Sabemos que é importante criarmos políticas públicas para que o Banco de Sangue da nossa cidade saia do ‘vermelho’ porque sangue salva vidas”.
O vereador também destacou seus projetos visando a melhoria da educação no município e em relação ao trânsito. “É importante que as nossas crianças possam ter entendimento e ter uma educação sadia nas escolas quando o assunto também é o trânsito”.
Saulo Henrique salientou ainda sua preocupação com o grande número de deficientes visuais, em Duque de Caxias. “O Hospital do Olho trata das pessoas que não têm a sua cegueira total, porque uma vez que se perde totalmente a visão, não tem como mais recuperá-la”, disse ele apontando para melhor mobilidade e acessibilidade nas ruas, como o piso tátil nos pontos de ônibus e as botoeiras sonoras nos sinais.

