Instituto Histórico realiza o pré-colóquio “Caminhos e Descaminhos Fluminenses da Escravidão”

Em 16, novembro, 2023

Evento abordou a história da escravidão a partir do município de Duque de Caxias

Palestras, roda de capoeira e uma ampla divulgação de informações sobre o período da escravidão, em especial, no município de Duque de Caxias, foram destaques no pré-colóquio “Caminhos e Descaminhos Fluminenses da Escravidão”, realizado pelo Instituto Histórico da Câmara, no dia 16/11.

O vereador Nivan Almeida, professores, integrantes do grupo de pesquisa A Cor da Baixada, do Museu Vivo da Capoeira e alunos do Colégio Estadual José de Souza Herdy participaram do evento que ainda contou com a apresentação musical de Arthur Costa que trabalha, em suas músicas, a cidade e suas questões culturais, com o show intitulada: “Uma dose de Caxias”.

A professora e diretora do Instituto Histórico, Tânia Amaro, explicou que o encontro representa um pré-colóquio para o evento que será realizado, em 2024, pela rede estadual dos Institutos Históricos. Ela destacou ainda que o município possui a Semana das Tradições Afrodescendentes, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20/11, e que o encontro veio para complementar as atividades.

“É um momento super importante para congregar estas pessoas, militantes culturais da cidade que, cada um, na sua especificidade, preserva e divulga a nossa história local e regional, as nossas memórias e identidades”, disse Tânia Amaro.

O vereador Nivan Almeida enalteceu o trabalho de Tânia, apontando para o seu cuidado com a história do município. “A nossa Câmara tem um patrimônio muito rico, que é o nosso Instituto Histórico, e o carinho que a professora Tânia e as funcionárias que a acompanham têm, dá para ter certeza vai ao encontro daqueles interesses nobres de uma sociedade civilizatória”.

Os doutorandos Victor Hugo Monteiro Franco e Juliana Santos Lima fizeram uma breve apresentação de seus trabalhos acadêmicos. Victor estava emocionado, pois foi a primeira vez que falou da sua pesquisa na Câmara. “A minha pesquisa é sobre as pessoas que foram escravizadas pela Ordem de São Bento. Eu pesquiso a Fazenda do Iguassu que era muito grande, pegava uma parte de Caxias, parte de Belford Roxo, e como essas pessoas sobreviveram à escravidão”.

O tema pesquisado por Juliana é “Entre a maternidade e a fuga: as africanas em anúncios de jornais”. “Nós não conhecemos a nossa própria história. Eu sou moradora de Caxias, tenho 28 anos, e só depois que eu entrei para a faculdade, para cursar história, é que eu comecei a entender. É muito importante que estes eventos aconteçam, que os alunos possam vir porque eles vão continuar esta história e também escrever as suas próprias histórias”, enfatizou Juliana.

Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, professor Paulo Knauss, foi agraciado com um certificado. Questionado sobre o encontro, ele ressaltou o papel da mulher escravizada. “Como a gente viu a partir dos trabalhos apresentados, como a história da escravidão contada a partir de Caxias ajuda a gente a repensar a imagem que a gente tem da escravidão. Muito interessante observar o protagonismo feminino no mundo da escravidão”.

Para o coordenador do Grupo de Pesquisas de Extensão Cultural A Cor da Baixada, Nielson Bezerra, o pré-colóquio municipal é o ponto de partida fundamental para o grande encontro estadual, em 2024. “Duque de Caxias é uma história muito potente, sobretudo a partir de sua história relacionada com a África, com os africanos, com a cultura afro-brasileira, o que eu tenho chamado de Histórias Ancestrais da Cidade. A gente precisa reconhecer isso nosso cotidiano, nas nossas memórias, nas nossas histórias”, finalizou ele.

E, no espaço do salão do Instituto Histórico, estão expostas as fotografias de Caio Clímaco, na mostra “Ara’puka Peró” que, na língua tupi-guarani significa “armadilha de branco”, e está baseada na pesquisa artística do fotógrafo, com início em 2020 no Rio de Janeiro, sendo uma obra voltada para visibilizar, interpretar e questionar as simbologias colonialistas da cidade, propondo novos horizontes interpretativos para a história do Brasil.