Saúde Pública protagoniza mais uma Sessão Plenária na Câmara Municipal de Duque de Caxias

Em 28, setembro, 2023

A legalização do aborto, discutida no STF, e a obesidade protagonizaram os discursos

A Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu, em 28/09, mais uma sessão plenária. Os parlamentares levantaram questões importantes muito discutidas atualmente pela população. A obesidade e a legalização do aborto, debatida no Supremo Tribunal Federal, foram os assuntos de maior repercussão no plenário.

Obesidade: a Saúde Pública no centro das atenções

Primeiro a discursar, o vereador Michel Vila Nova (PSDB) levou aos colegas presentes e ao público na galeria uma indicação, de sua autoria, que visa criar a Semana Municipal de Prevenção à Obesidade. O parlamentar demonstrou preocupação com o quantitativo de obesos e tratamentos realizados no município e no país. Por isso, alertou para a gravidade do problema, destacando que este é um caso crítico de saúde pública pouco discutido.

“A obesidade é uma epidemia global que traz consigo uma série de complicações à saúde. Ela sobrecarrega o nosso sistema de saúde e gera enormes custos financeiros para o tratamento das doenças relacionadas, como: diabetes, hipertensão, diversos tipos de cânceres e doenças cardiovasculares”, relatou o parlamentar ao se aprofundar no tema.

Michel Vila Nova propõe, através da sua indicação, medidas preventivas de enfrentamento à obesidade. A ideia é promover na sociedade civil ações de conscientização que orientem sobre os riscos à saúde e a importância da prática de exercícios físicos, seguidos de uma alimentação saudável.

Dentre as ferramentas sugeridas, o parlamentar sugere ações publicitárias e pedagógicas que sejam sustentadas através de campanhas educativas, projetos educacionais nas escolas e a distribuição de informes, acerca do tema, para orientar a sociedade.

Ao final do seu discurso, Michel convidou os demais vereadores a apoiarem a indicação. Além do trabalho educativo com os munícipes, para o parlamentar, a iniciativa poderá colaborar diretamente com a redução dos custos direcionados aos tratamentos realizados para combater a obesidade e as doenças oriundas do excesso de peso.

Irregularidades no fornecimento de remédios e o debate sobre a legalização do aborto

Segundo a se manifestar, o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD) iniciou a sua fala fazendo uma denúncia. Segundo o parlamentar, a Farmácia Central, da Secretaria Municipal de Saúde, não realiza a entrega de materiais e medicamentos à população há mais de cinco meses. A falta de pagamentos aos fornecedores seria o norteador do problema relatado por Boquinha.

“Gente, onde é que nós vamos parar? É salário atrasado e, agora, a população precisando de medicamentos e a Farmácia Central do município não tem para fornecer. Ninguém aguenta mais isso,” indagou o Vereador.

Ao relatar o problema, Boquinha levantou um questionamento em tom de alerta: “onde foi parar o dinheiro da venda da CEDAE que foi destinado ao município? Mais de 1 bilhão de reais e a gente não viu ninguém prestar contas deste dinheiro”. De acordo com o entendimento do Vereador, a administração eficaz desse repasse poderia ajudar o município a regularizar situações financeiras que implicam diretamente na qualidade dos serviços prestados à saúde e a outros setores da cidade.

Um outro ponto levantado pelo parlamentar está em constante debate na sociedade civil. Boquinha trouxe e posicionou-se contrário à legalização do aborto, que vem sendo discutida no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar destacou a polêmica do assunto e convocou os presentes no plenário e os munícipes de Duque de Caxias para um ato programado contra esta ideia.

“No sábado, a partir das 8h30, na Praça da Apoteose, nós faremos uma grande caminhada contra o aborto, uma manifestação contra esta legalização que está em discussão no STF. A gente conta com a presença de todos desta cidade. Uma matéria desta importância precisa ser discutida,” concluiu o parlamentar.

Após as manifestações, foram votados Projetos de Lei e Projetos de Decretos Legislativos apresentados em expedientes anteriores. Na sequência, a mesa diretora agradeceu a presença de todos e encerrou a Sessão Plenária desta quinta.