Blitz do Detran e o aumento do número de reboques voltam à discussão na Câmara

Em 10, agosto, 2023
Blitz do Detran e o aumento do número de reboques voltam à discussão na Câmara

Vereadores também abordaram as obras da Linha Vermelha e falhas no atendimento no Hospital do Olho

Os abusos cometidos nas blitze realizadas pelo Detran, em Duque de Caxias, têm sido amplamente debatidas pelos vereadores, nas sessões plenárias da Câmara e, nesta quinta-feira (10), não foi diferente.

Os parlamentares continuaram a informar que diversos veículos estão sendo rebocados sem que os proprietários sejam, primeiramente, notificados sobre as irregularidades e que, muitas delas, não são consideradas motivos suficientes para a realização do reboque, de acordo com o Código de Trânsito.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) enfatizou que as operações do Detran e do Detro devem ocorrer de forma igualitária, não apenas apreendendo e rebocando os veículos dos munícipes, como também os ônibus que transitam pelo município e que devido as precariedades, têm afetado, principalmente, os idosos e deficientes.

“O caos se instalou com essas empresas de ônibus que ainda não voltaram à normalidade, que não cumprem o contrato com o município de colocarem os ônibus rodando no Parque Beira Mar, Vila Operária, 25 de Agosto, em toda Duque de Caxias”, disse Alex da Juliana do Táxi, que recebeu o apoio dos demais edis. “O trabalhador está sofrendo com o Detran, mas as empresas de ônibus estão aí sucateadas”, ressaltou Clovinho Sempre Junto (Patriota).

Para o vereador Alex Freitas (SD), a Prefeitura deve tomar uma iniciativa urgente em relação às ações do Detran no município. “Já estou encaminhando requerimento para informações sobre a cópia do contrato com o depósito público, alvará, qual o regime de licitação ou dispensa, qual a capacidade do depósito, valor da diária, guia de recolhimento dos impostos, se o depósito atende às especificações sanitárias, entre outros diversos pontos”.

Obras na Linha Vermelha

Começou nesta quarta-feira, as obras de revitalização da Linha Vermelha, no trecho entre a Ilha do Governador e a Rodovia Presidente Dutra. O vereador Michel Vila Nova (PSDB) comentou a ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).

“É uma conquista que impactará positivamente a vida de todos que transitam pela via. A revitalização não representa apenas melhoria estética, como também, um investimento no bem-estar e na segurança da população”, disse Michel, enaltecendo os trabalhos do secretário Estadual de Transporte e ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, do governador Cláudio Castro, e dos deputados federal e estadual, Gutenberg e Rosenverg Reis, respectivamente.

O vereador Alex Freitas também comentou a importância da obra que irá compreender o recapeamento asfáltico, instalação de 102 postes de 9 metros, luminárias de LED, 37 câmeras de videomonitoramento. Além da demolição de pavimento para reparo profundo de uma área de aproximadamente 12.305 m².

“O município do Rio só cuidava do seu quintal, da Ilha do Governador ao Centro e, a Baixada, estava completamente abandonada. Hoje, depois de muita luta, o Governo do Estado retomou a Linha Vermelha para si e já vai iniciar a obra que tanto necessita”, comemorou Alex Freitas.

Hospital do Olho

A saúde e os entraves que vêm acontecendo no município também foram abordados na tribuna da Câmara. Alex da Juliana do Táxi citou falhas na comunicação da empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA com os médicos. “Peço que tenha mais um pouco de seriedade com os médicos que trabalham no município, que tenha mais entrosamento com o que fala e o que faz. A empresa precisa dar atenção aos médicos que estão na ponta, salvando vidas”, salientou ele.

Alex Freitas, por sua vez, apontou uma situação preocupante no Hospital do Olho que gerou requerimento de informações ao Executivo. “Existe uma desorganização generalizada no Hospital do Olho. Uma falta de gestão, de respeito com o cidadão, um tumulto danado”, disse o vereador, citando, inclusive, caso de diagnóstico errado.

Asfalto

Melhorias no bairro 25 de Agosto e região também foram solicitadas pelo vereador Alex da Juliana do Táxi, na sessão plenária de 10/08. “Precisamos fazer uma justiça social com o bairro 25 de Agosto, porque várias ruas foram prejudicadas com a Águas do Rio. O asfalto ficou danificado. Eu tenho sido muito cobrado pelos moradores”.

A vereadora Leide (Republicanos) destacou que o imposto pago pelos moradores do bairro é um dos mais caros do município, mas que não há retorno. “É tanto no asfalto, na iluminação, na poda de árvores, inclusive, existem árvores centenárias que estão a ponto de cair. Já ocorreram dois acidentes”, explicou, alertando que a Secretaria de Meio Ambiente fica impossibilitada de algumas ações pois necessita acordar agenda com a Light.

Ainda sessão plenária de 10/08

A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (União Brasil) fez a leitura de Projetos de Lei, Decretos Legislativos, indicações solicitando serviços à Prefeitura e requerimentos.

Entre estes, o requerimento nº 5007/2023, de sua iniciativa, que solicita informações do secretário municipal de Comunicação, Aroldo Brito, sobre a denominação de praça e estátua de bronze com o nome do cantor Zeca Pagodinho, no bairro Xerém.

Entre os esclarecimentos, estão: nome completo e CNPJ da empresa responsável pelo logradouro público e monumento, bem como planilhas de custos, documentos da licitação da obra e se o titular da pasta tem a ciência de que denominar bem público com nome de pessoas vivas ofende os princípios constitucionais da impessoalidade por remeter à promoção pessoal do servidor público.

Os vereadores também rejeitaram, em única discussão, por 16 votos contrários e sete favoráveis, o requerimento nº 4990/2023, com dez assinaturas, para a prorrogação por até 60 dias do prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades cometidas nas contratações de funcionários e nas obras de ampliação e reforma de unidades da Fundec.

Skip to content