Obras e segurança do trabalho são abordadas na tribuna

Em 24, fevereiro, 2022
Obras e segurança do trabalho são abordadas na tribuna

Vereadores também aprovaram projetos e fizeram indicações à Prefeitura

A sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada em 24/02, foi presidida pelo vereador Nivan Almeida (PT) e secretariada por Alex da Juliana do Táxi (MDB) que fez a leitura de Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos que constavam na pauta.

Nas manifestações, os vereadores comentaram sobre as diversas obras pelo município, o sistema de distribuição de água na Baixada Fluminense e o recente acidente ocorrido na Refinaria Reduc, que resultou em duas mortes. Assunto este, abordado pelo vereador Alex Freitas (SD).

“Dois trabalhadores, por acidente, vieram a óbito. Imediatamente, foi acionada a emergência da Reduc e, de forma criminosa, os dois trabalhadores que já estavam em óbito, foram retirados do local e encaminhados ao hospital”, explicou Alex Freitas, apontando que a perícia não foi acionada, fato este inadmissível que o fez propor à Câmara a criação de uma comissão para fiscalizar todo sistema de segurança do trabalho da Reduc.

“Não podemos conviver com o que está acontecendo hoje com os trabalhadores da Reduc. A segurança do trabalho tem que ser prioridade e as autoridades do Estado têm que fiscalizar todas as empresas terceirizadas e a própria Petrobrás”, disse o vereador Alex Freitas, alertando que irá convocar o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Reduc.

Alex Freitas lembrou a atuação do ex-vereador Sandro do Sindicato, falecido em outubro do ano passado, que sempre lutou pelos trabalhadores da Reduc, e disse que os vereadores vão continuar apoiando a categoria. “Temos a responsabilidade de estar denunciando as irregularidades e estar a favor daqueles trabalhadores”, enfatizou o vereador repudiando à direção da Reduc.

O vereador Nivan Almeida disse que é importante levar os questionamentos ao Ministério do Trabalho. “Sugiro que faça uma convocação ao Ministério do Trabalho para que ele possa, de forma institucional e legal, participar dessa visitação à Reduc”, disse ele, completando que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também precisa ser acionada.

Sistema de distribuição de água

No segundo momento de seu discurso, o vereador Alex Freitas chamou a atenção para a empresa Águas do Rio que, segundo ele, ainda está “perdida” na Baixada Fluminense. “Percorri diversos bairros em Duque de Caxias. Quando era a Cedae, um dia sim e outro não, tinha água. Mas estamos vendo várias comunidades com quatro, cinco dias, sem água”.

O vereador cobrou a urgência na aprovação de seu requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Atenção aos Recursos Hídricos e Esgotos e a realização de Audiência Pública com representantes da empresa Águas do Rio.

Obras

Os vários benefícios que as obras nos bairros Capivari, São Judas, Maria Helena e região estão trazendo aos seus moradores foram comentadas pelo vereador Aquiciley Filho (Republicanos). Ele também solicitou à Secretaria de Obras o atendimento a outras demandas que são importantes para o município.

“O vereador é a ponta da lança. É o contato direto com o povo. Todos os dias, recebo um número enorme de solicitações e de reclamações”, disse Aquiciley, apontando ainda para a necessidade de obras para conter alagamentos. “Temos que limpar os bueiros. Fazer a manutenção preventiva, o que eu vejo que fica a desejar”.

Enaltecendo os trabalhos do prefeito Washington Reis e dos deputados federal e estadual, Gutemberg Reis e Rosenverg Reis, em todo o município, em especial, com a educação, o vereador Fabinho Martins (PSD) falou da construção de escolas, entre elas, uma no bairro Cangulo, 2º Distrito. “A educação é o pilar da nossa sociedade”, refletiu Fabinho.

Já o vereador Nivan Almeida comentou o lançamento de mais obras em Duque de Caxias. No 3º Distrito, 72 ruas estão sendo asfaltadas e, em breve, ele será contemplado com mais uma escola, entre as ruas Rainha Elisabeth e Feliciano Sodré, ao lado do Campo do Santa Rosa e da Faetec. “Mais um equipamento público que vai atender a Escola Getúlio Cabral que, em 23/02, completou 30 anos”.

Ordem do Dia

Na sessão plenária de 24/02, os vereadores aprovaram à unanimidade, em 1ª discussão e votação, Projetos de Lei, de Decretos Legislativos e de Resoluções. A pedido do vereador Fabinho Martins, as propostas foram colocadas em 2º turno de discussão e votação, sendo aprovadas à unanimidade.