Vereadores debatem a falta de vagas na Rede Municipal de Educação

Em 15, fevereiro, 2022
Vereadores debatem a falta de vagas na Rede Municipal de Educação

Vereador Vitinho Grandão (SD) levou à questão para o plenário da Câmara

Na sessão plenária de 15/02, presidida por Celso do Alba (MDB) e secretariada por Claudio Thomaz (DEM), foram lidos Projetos de Decretos Legislativos, Projetos de Resoluções, indicações e requerimentos dos vereadores.

Em seguida, foram abertas as manifestações na tribuna. O vereador Vitinho Grandão (SD) mostrou sua preocupação com a falta de vagas nas escolas da Rede Municipal de Educação. De acordo com ele, devido à pandemia, muitos pais tiveram que tirar seus filhos das escolas particulares e isso causou um “inchaço” nas escolas públicas.

“Hoje, temos em nosso município mais de dez mil alunos que não estão estudando. São 4.500 alunos de creche e mais de seis mil alunos fora das salas de aula”, ressaltou Vitinho Grandão, tendo como base informações da Secretaria Municipal de Educação.

O vereador Vitinho disse que é preciso respostas rápidas à população sobre a situação e encaminhou sugestão ao Executivo. “Podemos fazer, senhor prefeito, um Processo Seletivo Simplificado (PSS), alugar salas de aula, mas também, podemos a título de urgência, que o senhor possa fazer uma doação de cinco mil bolsas para amenizar este problema”.

O número de crianças que ainda não sabem ler e escrever foi um dos pontos abordados pelo vereador Catiti (Avante). Ele também chamou a atenção para e a realização de aulas online e para o Fundeb quanto aos entraves para abertura de vagas. “Precisamos em caráter de urgência fazer um censo, cobrar da secretária de Educação. É muita gente pedindo socorro para matricular seus filhos na escola pública”.

Em relação ao ensino à distância, o vereador Nivan Almeida (PT) explicou que se trata de medidas sanitárias. Ele também se surpreendeu com o número expressivo de alunos fora da escola. “Terceiro Distrito, Taquara, Para Angélica, eu vejo que as crianças estão sendo apresentadas às escolas e estão tendo as suas vagas”, explicou o vereador, citando as dificuldades enfrentadas pelas escolas particulares com a pandemia e que a sugestão de Vitinho Grandão para a doação de bolsas é muito válida.

“Passamos por um momento de pandemia, o governo com dificuldades, mas mesmo assim, o prefeito Washington Reis tem se esforçado para construir escolas, creches para atender esta demanda”, disse o vereador Alex Freitas (SD), salientando que irá solicitar uma reunião com a secretária de Educação para discutirem o assunto e uma audiência pública sobre educação em tempo integral.

O presidente da Casa, Celso do Alba, alertou para o empenho do prefeito Washington Reis e do deputado estadual Rosenverg Reis para a construção de mais escolas e creches no município a fim de atender toda a demanda. “As crianças têm que estudar e a nossa Câmara de Vereadores, o prefeito Washington Reis e o deputado Rosenverg Reis, teremos em breve a solução, que é colocar estas crianças nas salas de aula”.

Já o vereador Claudio Thomaz trouxe uma boa notícia sobre a educação ressaltando que a Prefeitura já licitou várias escolas para o município. “Vão começar as obras, inclusive, duas escolas dessas na minha região: uma no bairro Jardim Leal e outra no Gramacho”, destacou o vereador, citando como serão as estruturas dos aparelhos públicos.

Praça

O vereador Marquinho Oi (DEM) comentou sobre a realização de eventos na praça do bairro Periquito, apontando para a falta de segurança e o desconforto aos moradores do entorno. Ele fez indicação para câmera de monitoramento no local, porém, o que tem lhe preocupado são que os eventos têm prejudicado a diversão das crianças.

“Quer fazer o seu pagode? Procure os órgãos competentes porque se sair briga, machucar uma criança, a pessoa tem que se responsabilizar”, alertou Marquinho Oi que recebeu apoio do vereador Catiti e do presidente Celso do Alba.

“Temos que cobrar as autoridades porque depois, a culpa é do vereador. Tem que ligar para o 15º Batalhão da Polícia Militar, para a Secretaria de Postura, para coibirem estes tipos de eventos que não têm autorização”, disse Catiti. “Sugiro que faça um requerimento à Secretaria de Segurança, converse com o secretário, para que ele possa dar uma solução”, apontou Celso do Alba.

Violência

O vereador Alex Freitas leu o manifesto do pastor e presidente da 2ª Igreja Batista, Eliseu Gomes da Rocha, encaminhada a ele e ao presidente Celso do Alba contra a violência, a desigualdade e o racismo. “Agradeço ao pastor Eliseu pela preocupação, pelo seu posicionamento e dizer que nosso mandato é participativo e estamos à disposição de todos os cidadãos de Duque de Caxias”.

Alex Freitas também falou sobre o 5º Encontro do Conapir. A Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial vai reunir, no dia 17/02, os municípios de Duque de Caxias, Mesquita e Nilópolis. “Esse encontro é muito importante que está sendo promovido pela Secretaria de Cultura”.

“A gente vem observando que a intolerância está, a cada dia, se proliferando. E esse encontro é muito importante para que todos participem para observamos como, realmente, as coisas estão, como poderiam estar e como estarão daqui para a frente”, questionou o vereador Nivan Almeida.

Ordem do Dia

Os vereadores também aprovaram, na sessão plenária de 15/02, três Projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas e títulos. A pedido do vereador Nivan Almeida, as propostas foram colocadas em 2ª discussão e votação, sendo aprovados à unanimidade.

Assista a sessão plenária no Youtube: https://youtu.be/7OwFzFAsjpo

Fotos: Art Vídeo/ Victor Hugo