Câmara sedia Audiência Pública para discutir sobre primeiro trecho da Transbaixada

Em 16, dezembro, 2021
Câmara sedia Audiência Pública para discutir sobre primeiro trecho da Transbaixada

 

Prefeito Washington Reis

Presidente Celso do Alba (MDB) comemora a união do Legislativo com os governos municipal, estadual e federal: “governo forte necessita de um Legislativo forte para fazer a diferença”Na quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Duque de Caxias sediou audiência pública para discutir sobre a implantação do primeiro trecho da Transbaixada, eixo viário que vai conectar a Rodovia Washington Luiz até a Via Dutra. Este trecho do projeto vai beneficiar Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita e Nilópolis.

O presidente da Câmara, Celso do Alba, ressaltou que está sendo tirada do papel uma das maiores obras do Brasil. “É um momento muito especial que a nossa cidade vem atravessando, nessa parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Somos sabedores de todas as medidas assertivas que o prefeito Washington Reis tem tido à frente da Prefeitura. Mas não existe um governo forte, sem um Legislativo forte”, destacou ele.

O prefeito Washington Reis corroborou com as palavras do presidente Celso do Alba e agradeceu a cada um dos vereadores e demais autoridades e cidadãos presentes. “A gente vê aqui pessoas de todos os setores da nossa sociedade”. Também falou sobre o momento atual. “Estou na política há 30 anos e é o único momento que vi como esse, que tem recursos e um ambiente político totalmente favorável. A gente está discutindo aqui um projeto de R$ 900 milhões”.

O processo licitatório para a construção da Transbaixada será o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O prefeito Washington Reis explicou que esta forma de licitação visa tornar as licitações do Poder Público mais eficientes, promover a troca de experiências e tecnologia e incentivar a inovação tecnológica, sem prejudicar a transparência e o acompanhamento do processo licitatório pelos órgãos reguladores.

“Estamos vivendo um momento ímpar na Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro. Graças ao nosso Deus por ter levantado o nosso governador Cláudio Castro para fazer justiça na Baixada Fluminense. É o maior volume da história dos governos, especialmente, em Duque de Caxias”, comemorou o deputado estadual Rosenverg Reis, apontando a união do Estado com o prefeito Washington Reis.

O plenário da Câmara recebeu, em peso, a população duquecaxiense. Entre as autoridades presentes, também estiveram o vice-prefeito Wilson Reis, secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Leo Vieira; secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra Andrade; presidente do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-RJ), Herbert Marques da Silva, diretor administrativo/DER, Gladstone Felippo Santana; superintendente de Licitações, José Renato de Andrade; diretor de projetos Cledson Sampaio, presidente do Rio Metrópole, Bernardo Santoro, secretário municipal de Obras, João Carlos Grillo; professor Canedo; vereadores da 19ª Legislatura e demais representantes da Prefeitura, do DER/RJ e da sociedade civil.

“Quando o político se une, o maior beneficiado é o povo. Essa Câmara Legislativa não pensa diferente das ideias que o Washington Reis propôs para nossa cidade. Temos um prefeito fazedor e uma Câmara que caminha ao lado dele para, juntos, transformarmos a vida das pessoas. É o que temos feito desde o primeiro dia de mandato”, enfatizou o presidente da Câmara, Celso do Alba, agradecendo também o empenho dos deputados Rosenverg Reis e Gutemberg Reis.

Na ocasião, foram apresentados os detalhes do primeiro trecho da Transbaixada que terá 12 Km ao longo das margens do Rio Sarapuí. O trecho que ligará a Rodovia Washington Luiz até a Via Dutra será dragado e ganhará pista dupla, viadutos, pontes, ciclovias e áreas de lazer. “Não se tratam apenas de 12 KM de estrada. Tratam-se de 12 Km de desenvolvimento, emprego e cidadania para a região”, disse o presidente do DER/RJ, Herbert Marques da Silva.

O secretário estadual de Cidades, Uruan Cintra Andrade, salientou ser um marco a realização de uma audiência pública deste porte sendo realizada em um município. “Hoje, quebrou-se um paradigma, aqui, em Duque de Caxias. Trazendo a audiência pública para onde está o povo, para onde será feita a obra. Talvez, uma das maiores obras deste Estado”, falou o secretário, enaltecendo a determinação do prefeito Washington Reis e dos deputados Rosenverg Reis e Gutemberg Reis.

“O prefeito me disse que tinha um sonho: a Transbaixada. Enfrentamos muitos desafios dentro do próprio governo para este projeto sair. Mas, tivemos a mão do governador que disse ‘vamos fazer’, explicou o secretário estadual de Cidades.

O presidente do Instituto Rio Metrópoles, Rodrigo Santoro, disse que a Transbaixada é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado do Rio de Janeiro. “Com essa parceria frutífera entre o município de Duque de Caxias e o governo do Estado, finalmente, vamos conseguir fazer com que esta obra que conecta sonhos, não conecta só pessoas, saia do papel”.

Para o secretário municipal de Obras, João Carlos Grillo, a Transbaixada, além de desafogar o trânsito, vai valorizar toda a Baixada Fluminense. “A gente está falando de uma obra que vai impactar em toda a Baixada Fluminense. É uma obra que já vem sendo perseguida há muito tempo. E somente com o prefeito Washington Reis, o deputado Rosenverg Reis, o governador Cláudio Castro que tiveram vontade e disposição, estão conseguindo tirar este grande projeto do papel”.

O vice-prefeito Wilson Miguel ressaltou que o apoio do povo é fundamental para o gestor. “O nosso prefeito é alguém que sabe aonde quer chegar. É alguém que, a cada dia, coloca um sonho em seu coração e realiza”.

A audiência pública, prévia ao edital de licitação, teve como ponto focal a transparência para a realização das obras. “Grandes realizações começam com sonhos e a gente tem um sonho. O desafio é gigantesco, mas eu posso garantir que a vontade de fazer é maior ainda”, destacou o diretor administrativo do DER, Gladstone Felippo Santana.

A ligação entre os municípios por onde a Transbaixada irá passar promete reativá-los também socialmente. “Essa audiência é muito importante para o processo licitatório. A Transbaixada vai transformar a nossa Baixada, não só na questão do desenvolvimento, mas na questão social, porque todas aquelas casas à beira do rio, quando tem enchente, as famílias ficam vulneráveis”, alertou o deputado estadual Rosenverg Reis para o remanejamento delas. “Vai ser o maior programa habitacional da Baixada Fluminense”.

O presidente Celso do Alba reforçou as palavras do deputado. “Esta obra vai trazer também muito mais empregos. É o que o nosso povo necessita. Nós teremos o padrão WR. O nosso padrão WR que falamos são os aparelhos públicos que não fazem distinção de atendimento ao público. Nós não fazemos política. Nós transformamos a vida das pessoas ao lado deste homem predestinado a fazer o bem”, disse ele, referindo-se ao prefeito Washington Reis.

O diretor de projetos do DER/RJ, Cledson Sampaio, explicou que a Transbaixada vai atender uma população aproximada de três milhões de habitantes. “Essa obra tem importância vital para a Baixada, para o tráfego dos seus moradores. Contará com 1500 empregos diretos e vai permitir maior fluidez no tráfego da região”.

O superintendente de Licitações do DER/RJ, José Renato de Andrade, destacou a importância da audiência pública e do grande número de participantes. “Darei o meu melhor, como superintendente do DER, para dar celeridade a esta obra. É um projeto grandioso e vai virar uma página importante no Estado do Rio de Janeiro”.

Reiterando a importância da Transbaixada para o Estado do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Leo Vieira, destacou a força de vontade do governador em apoiar ações relevantes para a Baixada Fluminense. “A Baixada Fluminense que foi esquecida há anos, pelos governos passados, hoje, vive outro momento. O governador Cláudio Castro tem tido uma sensibilidade incrível com a nossa Baixada”.

O presidente da Câmara, Celso do Alba, acredita que as ações conjuntas do Legislativo, Prefeitura e Governo do Estado só tende a gerar bons frutos. “Esta obra irá nos colocar no melhor lado da política, que é o lado do povo, o lado da transformação”.

Skip to content