Câmara abre suas portas para homenagear o voluntariado que auxilia a Defesa Civil de Duque de Caxias

Em 25, agosto, 2021

CÂMARA ABRE SUAS PORTAS PARA HOMENAGEAR O VOLUNTARIADO QUE AUXILIA A DEFESA CIVIL DE DUQUE DE CAXIAS
O certificado “Mérito da Defesa Civil” foi entregue para 200 voluntários

Com o intuito de comemorar o “Dia Nacional do Voluntário”, que é celebrado no dia 28 de agosto, e como forma de reconhecer os esforços e atuação do voluntariado da cidade, nesta quarta-feira (25), a Defesa Civil de Duque de Caxias promoveu um evento para entregar o certificado “Mérito da Defesa Civil” para 200 voluntários que auxiliaram o departamento em diversas ações nos quatro cantos da cidade durante o auge da pandemia, em 2020. A solenidade aconteceu no plenário Vilson Campos Macedo, situado no prédio da Câmara, e teve o apoio do vereador Paulo Afonso (Republicanos).

Ariel Blanco, coordenador do Processo Apell, afirmou que o evento foi realizado hoje porque o “Dia Nacional do Voluntário”, neste ano, cai em um sábado, por isso, o “Dia do Soldado” foi aproveitado para destacar a atuação dos voluntários na cidade. Ele ressaltou a importância de entregar uma honraria para esse grupo de pessoas, que doam suas vidas para ajudar ao próximo, sem ganhar nada em troca. “Essas pessoas abriram mão da sua própria segurança e não mediram esforços para nos ajudar, mesmo durante a pandemia”, justificou ele.

A Defesa Civil do município conta com a parceria contínua de 94 instituições, dentre elas estão o Grupo dos Escoteiros (do ar, da terra e do mar), a Cruz Vermelha, a Brigada Ambiental, o Corpo de Bombeiros, Voluntários Civil, a Força Jovem da igreja Universal e os Desbravadores da igreja do Sétimo Dia. Os membros dessas instituições estavam entre os homenageados do dia, claro. Além deles, o nome do vereador Paulo Afonso – que é um voluntário – também estava na listagem para receber o certificado. “O Paulo Afonso, mesmo antes de ser vereador, já era voluntário. Ele é instrutor da Defesa Civil e do Processo Apell. Por isso, não medimos esforços para honrá-lo como voluntário”, comentou Ariel.

“Essa homenagem é super digna, importante e merecedora, pois quando a Defesa Civil da Prefeitura precisa de ajuda, os voluntários do Processo Apell são acionados. Todos os sábados, eles estão lá recebendo treinamentos de combate a incêndio, primeiros socorros e outros. Tenho orgulho de fazer parte desse projeto, pois sou voluntário já há 2 anos. Lá, eu tiro a responsabilidade de ser vereador, médico ou enfermeiro, sou um voluntário como qualquer outro”, esclareceu Paulo Afonso. De acordo com ele, o fato de a Câmara abrir suas portas para que um evento tão representativo acontecesse, serve como grande incentivo para esse grupo de pessoas. “Alguns voluntários que receberam a homenagem estavam com lágrimas nos olhos e muito emocionados, pedindo para tirar uma foto conosco, e com seus instrutores, a fim de guardarem essa foto como lembrança de um momento de alegria, realização e motivação”, concluiu o vereador.

No ano passado, principalmente por causa da pandemia, a ajuda dos voluntários foi muito acionada. Eles ajudaram desde a distribuição de cestas básicas e kits de limpeza doados por empresas para as comunidades carentes, na tentativa de suprir a fome e a higiene de diversos cidadãos que residem em áreas de risco que somente a Defesa Civil e o voluntariado conseguem acesso fácil. Além disso, os voluntários também ajudaram na organização das filas nos pontos de vacinação contra a Covid-19. “A gente consegue chegar aonde o Poder público não consegue. Somos muito bem recebidos em qualquer comunidade, porque todos os moradores sabem que a gente só quer fazer o bem para quem está com fome, morrendo ou sofrendo com o coronavírus”, contou o superintendente da Defesa Civil, André Xavier.

De acordo com o superintendente, Duque de Caxias é o município número 01 em voluntariado, totalizando mais de 10 mil voluntários cadastrados na Rede Salvar. Essas pessoas prestam auxílio tanto para a cidade, quanto para os municípios vizinhos, como: Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e Magé. “Para mim, o voluntariado é o braço forte da Defesa Civil, por isso, a população é grata a eles, e eles também devem ser reconhecidos por nós, os gestores. Eles, paralelamente, ajudam a Defesa Civil e as pessoas que tanto precisam. Eu queria poder fazer mais por esses voluntários, que são uns verdadeiros heróis”, finalizou André Xavier, fazendo referência a homenagem pelo empenho do voluntariado da cidade.