Dia Internacional do Diabetes é lembrado com festa de encerramento para crianças portadoras da doença

Em 16, dezembro, 2019

A vereadora Juliana do Táxi, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal presidiu o 8º Encontro de Diabetes Infantil de Duque de Caxias, realizado nesta segunda, 16, no plenário da Casa. Crianças de 0 a 15 anos acompanhadas de familiares estiveram presentes para uma tarde de palestras, entretenimento e troca de experiências com profissionais e instituições ligadas ao tema: Educar, apoiar e transformar são mecanismos criados para melhorar a qualidade de vida do ser humano.

A vereadora abriu o encontro dando boas vindas e agradecendo aos participantes, apoiadores e patrocinadores do evento que contribuíram para a realização, pelo segundo ano em sua gestão na Comissão de Saúde. “Fico feliz do Legislativo buscar políticas públicas para essas pessoas. É bom ver que elas têm sua fitinha, seu aparelho adequado, que o governo está cuidando delas”. Juliana falou de uma lei do deputado estadual Rosenverg Reis onde crianças de escolas estaduais têm direito a uma merenda diferenciada e que podem também ter acesso a diferentes estabelecimentos portando sua alimentação própria.

Hoje, em Duque de Caxias, 130 crianças de até 15 anos recebem tratamento de diabetes tipo 1 no Hospital Infantil Ismelia Silveira. Segundo o enfermeiro Antonio Pereira dos Santos, do Conselho Municipal da Saúde e Conselheiro da Cruz Vermelha de Duque de Caxias de 5 a 10% de diabéticos no Brasil são pertencentes ao tipo 1 e, até 20 anos cerca de 950 mil são tipo 1 e 16 milhões são do tipo 2.

Logo na chegada ao evento, na portaria da Câmara, voluntários da Cruz Vermelha faziam aferição de pressão arterial e medição de glicose, para todos interessados. Durante o evento palestrantes que compuseram a mesa fizeram suas explanações sobre o diabetes, com uso de Datashow, ilustrando as palestras.

Thatiana Rocha, nutricionista e educadora do Laboratório Roche, falou dos benefícios de um dos produtos de sua empresa (uma bomba de insulina) e sobre as dificuldades de controle de insula para os diabéticos.

Taís Iunes é mãe de uma adolescente que teve a doença descoberta desde bebê, e com isso resolveu se dedicar a entender melhor como lidar com o tratamento pra dar uma vida saudável a filha. Para isso, ela voltou aos bancos escolares e está concluindo em 2020 o curso de Nutrição.

“Essa realidade me fez ter duas escolhas, sofrer e ficar me queixando ou ir em frente e lutar para que minha filha tivesse uma vida normal e saudável como qualquer outra criança. Ainda bem que escolhi a última opção, e hoje estou super feliz por poder estar me formando e ajudar mais pessoas com o mesmo problema”, disse orgulhosa. Ao final, houve sorteio de brindes para todos presentes, distribuição de produtos dietéticos e presentes para as crianças.

O Encontro teve apoio da Associação de Diabéticos do Hospital Federal de Bonsucesso, Adila – Associação de Diabéticos da Lagoa, Trabalhadores da Reduc, Cruz Vermelha de Caxias, Adinig – Associação de Diabéticos de Nova Iguaçu, Ibrap – Instituto Brasileiro de Podologia, Adifat – Associação dos Diabéticos e Familiares de Tanguá e Conselho Municipal de Saúde de Duque de Caxias e Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Como patrocinadores estavam o Laboratório Roche, Drogaria Galanti, Riclan, EmDiabetes, Medtronic e Ótica Inovence.