Tarifa única do transporte foi debatida na Câmara Municipal

Em 15, março, 2017
Tarifa única do transporte foi debatida na Câmara Municipal

Os vereadores de Duque de Caxias reuniram representantes do governo municipal e população em audiência pública para debater a prestação do serviço de transporte coletivo na Cidade nesta quarta-feira, dia 15, na Câmara. Empresas de ônibus e órgãos como Detro e Fetranspor também foram convidados, mas não enviaram representantes.

“Sinto-me envergonhado por não ter nessa audiência nenhum representante das empresas que exploram o transporte na nossa Cidade. Estamos em busca de melhorias no serviço, a batalha vai ser difícil, mas essa Câmara vai dar exemplo de como buscar os direitos da população”, disse o vereador André do Adriano (PTdoB).

Presidente da Comissão de Transportes na Câmara, o vereador Beto Gabriel (PV) também lamentou a ausência. “Parece que os empresários têm a certeza da impunidade. O transporte na nossa Cidade não tem o mínimo de conforto, mesmo com tarifas altíssimas.”

O vereador Claudio Thomaz (PTN) aproveitou a oportunidade para fazer uma indagação ao secretário municipal de Transportes. “O senhor pode me responder se o aumento da passagem é por exclusivo decreto do prefeito?”. A resposta foi positiva, esclarecendo o fato de que nenhum reajuste de tarifa passa por aprovação da Câmara Municipal.

Diante da questão, o vereador Valdecy (PP) demonstrou interesse em mudar a prática. “Quero propor emenda à Lei Orgânica Municipal para que a Câmara passe a votar o aumento da tarifa de transporte da Cidade.”

Questionado também sobre quando poderia mandar a planilha de custos do transporte para análise da Câmara Municipal, o secretário de Transportes Eduardo Feital respondeu: “Amanhã”. A respeito da abertura de nova licitação para o serviço, o secretário explicou que a questão está no Judiciário. “Existem 19 ações judiciais referentes ao transporte de ônibus, estamos aguardando o julgamento de mérito para poder viabilizar as mudanças necessárias.”

O vereador Gilberto Silva (PPS) fez uma sugestão ao secretário. “Não traga apenas a planilha de custos, mas também o corpo jurídico para que nos ajude a construir caminhos em busca da melhoria do serviço. Essa audiência alegra a todos que têm expectativa de uma Cidade melhor e ansiedade de solucionar os problemas.”

Secretário de Governo, Wagner Dutra reafirmou o compromisso do prefeito. “A tarifa única do transporte vai ser buscada no momento certo, após a solução das ações judiciais.”

Na tentativa de buscar elementos que contribuam com o governo municipal, o vereador Marcos Tavares (PSDC) propôs a criação de uma comissão parlamentar de inquérito na Câmara. “Podemos levantar informações que ajudem o prefeito a esclarecer os fatos ao Judiciário.”

Entre as demandas levantadas pela população durante a audiência, está a necessidade de novas linhas circulares, a implantação da meia passagem, o fim da dupla função de motoristas, a divulgação da planilha de custos do transporte no Portal de Transparência da Prefeitura, maior fiscalização às empresas de ônibus, além da tarifa única.