Saúde anuncia Plano de Cargos e Salários e Concurso Público

Em 30, setembro, 2016
Saúde anuncia Plano de Cargos e Salários e Concurso Público

A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias apresentou os dados do segundo quadrimestre de 2016 nesta sexta-feira, dia 30, em audiência pública na Câmara Municipal. Na ocasião, o secretário Camilo Junqueira anunciou duas ações que definiu como legado que ficará dessa gestão: o plano de cargos e salários e o concurso público.

“No início dessa semana o prefeito enviou à Câmara o projeto do novo Plano de Cargos e Salários da Saúde, que será votado pelos vereadores em breve. Também foi aberto processo para um concurso público para a área, que deve acontecer até abril de 2017. Independente de qualquer coisa, esse concurso vai acontecer para cumprir uma determinação do Ministério Público”, explicou o secretário.

Sobre os números do segundo quadrimestre, a Secretaria de Saúde ressaltou que a cobertura da atenção básica chegou a 48,9% e da saúde bucal atingiu 23%. Destacou, ainda, que todas as unidades de saúde estão preparadas para atender casos de violência doméstica e que o Município não teve nenhum caso de óbito por dengue. Do total de óbitos infantis, 51% dos casos foram investigados e dos óbitos maternos, 100% foram investigados.

Questionado sobre a troca de laboratório que presta serviço ao Município, o secretário explicou que a empresa anterior faliu e que tudo foi feito através de licitação. “O serviço está em fase de transição, sabemos que é preciso melhorar e estamos fiscalizando de perto. A empresa está investindo em materiais e nós estamos cobrando agilidade.”

A Secretaria de Saúde admitiu que a fila de cirurgias eletivas é grande e explicou que os exames de alta complexidade não são de competência do Município. “Duque de Caxias sozinha não vai resolver a fila de eletivas, precisamos de mais recursos, leitos e estrutura. A situação do Estado é preocupante, a gente tenta recorrer, mas eles alegam que a situação deles é pior que a nossa.”

O secretário Camilo Junqueira relatou que todas as secretarias municipais tiveram corte de gastos, mas que o prefeito sempre se manteve preocupado com a Saúde. “Temos feitos esforços diários para manter os serviços com menos verba, mesmo assim avançamos muito, como no caso da atenção básica. Sabemos que ainda não está do jeito que deveria, mas seguimos no trabalho e na cobrança por avanços.”