Câmara solicita novo Centro de Assistência Integral para pessoas com TEA

Em 25, abril, 2024
Câmara solicita novo Centro de Assistência Integral para pessoas com TEA

Indicação Parlamentar encaminhada ao Executivo solicita atenção maior para a causa autista

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta quinta-feira (25). Os parlamentares presentes encaminharam demandas ao Legislativo e solicitaram um novo equipamento público de saúde para contemplar pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Novo Centro de Assistência Integral para pessoas autistas

Primeiro a se manifestar, o Vereador Michel Vila Nova (PDT) falou sobre a importância dos serviços prestados pelo CER IV (Centro Especializado em Reabilitação). O parlamentar cobrou mais agilidade na oferta dos serviços de terapia ocupacional, neuropediatria, fonoaudiologia, entre outros. Para Michel, esses atendimentos precisam ser menos burocráticos em suas etapas de marcação e atendimento.

“É preocupante vermos tantas pessoas enfrentando dificuldades para acessar um serviço tão fundamental para a melhoria da qualidade de vida e autonomia. A saúde e o bem-estar de todos os cidadãos devem ser prioridades, especialmente quando se trata de grupos vulneráveis como os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista”.

Ao trazer este debate ao plenário, Michel descreve as dificuldades enfrentadas não só pelas pessoas com o transtorno, mas também os familiares. A espera demasiadamente longa e as dificuldades na marcação de alguns serviços somados a pouca oferta de assistência especializada dificultam o processo de sociabilidade dos autistas e dos seus familiares que, por muitas vezes, precisam abdicar da sua rotina para acompanhar o ente da família com TEA

Sendo assim, visando diminuir esses transtornos, através de uma nova Indicação Parlamentar, Michel solicitou ao Executivo a criação de uma unidade com um centro de assistência integral ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conveniado ao SUS (Sistema Único de Saúde).

“A criação dessa unidade é fundamental para proporcionar um ambiente adequado e acolhedor para crianças autistas, oferecendo serviços que são essenciais a qualidade de vida deles. Assim, estaríamos colaborando com o bem-estar de todos, incluindo os familiares”.

A integração com o SUS foi destacada pelo Vereador, visando a acessibilidade. Segundo ele, o Sistema Único de Saúde facilitaria o acesso gratuito, principalmente às famílias em vulnerabilidade social. O debate da ideia reforça o apelo ao Executivo que irá analisar a Indicação Parlamentar posteriormente.

Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.