Vereadores encaminham demandas ao Executivo em mais uma Sessão Plenária

Em 11, abril, 2024
Vereadores encaminham demandas ao Executivo em mais uma Sessão Plenária

Parlamentares utilizaram o espaço para manifestações e trataram de diferentes assuntos ligados a cidade

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta quinta-feira (11). Os vereadores apresentaram demandas ao Executivo e pontuaram questões diversas voltadas a realidade do cidadão duquecaxiense. O aumento do número de atendidos na Fazenda Paraíso, a dragagem e a limpeza do rio Saracuruna, e críticas à Secretaria de Educação foram destaques.

Mais vagas na Fazenda Paraíso

Primeiro a utilizar a tribuna, o vereador Michel Vila Nova (PDT) apresentou uma Indicação Parlamentar, de sua autoria, que dispõe sobre a ampliação das vagas para internos da Fazenda Paraíso. Michel alegou que tem crescido o número de pessoas no município que necessitam de suporte para deixar o estado de vulnerabilidade social.

A Fazenda Paraíso realiza um trabalho de reabilitação que visa a recuperação de dependentes químicos. O local, situado em Xerém, possui alojamentos, oficinas, espaços para avicultura, piscicultura, pecuária, produção de hortaliças, gráfica para produção de material escolar, fábrica de ração, produção de blocos de concreto e cursos profissionalizantes.

“A ampliação das vagas da Fazenda Paraíso não só representa um investimento em nossa cidade, mas também reflete os nossos valores de solidariedade, compaixão e cidadania. Precisamos unir esforços para tornar isto possível, pois, assim, estaremos ajudando a garantir um futuro mais promissor para aqueles que enfrentam desafios e dificuldades em suas jornadas”.

Dragagem e limpeza de rio são solicitadas com urgência

As fortes chuvas de verão, e as suas consequências, foram pautas do vereador Serginho (MDB). O parlamentar relembrou os momentos de desespero passados pela população, principalmente do terceiro distrito. O objetivo de Serginho foi realizar um alerta sobre algumas medidas que ainda não foram tomadas para evitar que este cenário retornasse em dias chuvosos futuros.

“O que me traz aqui nesta manhã é um pedido de ajuda de vossas excelências com este combate às enchentes. A gente não pode impedir as chuvas, mas podemos, sim, trabalhar para amenizar o que elas causam.”

Em um dos momentos do seu discurso, Serginho falou sobre o rio Saracuruna que, na visão dele, foi o grande vilão das últimas enchentes. O parlamentar solicitou apoio às autoridades na realização de dragagens e limpezas no rio, evitando assim os seus transbordamentos constantes.

“A gente pede junto ao INEA, a Secretaria Estadual de Ambiente, ao secretário Bernardo Rossi, uma ajuda nesse sentido. Formalizamos um ofício e já falamos com ele pessoalmente sobre a dragagem e a limpeza do rio Saracuruna de forma emergencial.”

Críticas à Secretaria de Educação

As reclamações e críticas à secretaria de educação voltaram a ser destaques na sessão. O vereador Alex Freitas (Republicanos), que é presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara de Duque de Caxias, relatou ter sido abordado por funcionários de unidades escolares durante as suas visitas técnicas de fiscalização.

Falta de ar condicionado nas salas, atraso nas entregas das cestas básicas, atraso no repasse do fundo de garantia, irregularidades na entrega dos uniformes dos estudantes, falta de manutenção nas escolas e outras questões foram mencionadas pelo parlamentar.

“As denúncias que eu recebo são generalizadas. São de prestadores de serviços, servidores públicos, professores, pais de alunos, estudantes e toda comunidade escolar. Nós temos que tomar uma posição. A educação precisa funcionar de verdade aqui no nosso município.”

Os vereadores Anderson Lopes (MDB), Beto Gabriel (SD) e Sandro Lelis (MDB) também utilizaram a tribuna para se manifestar. Anderson Lopes falou sobre o livro “O Prazer da Vingança”, escrito por Edir Macedo, e Beto Gabriel e Sandro Lelis destacaram, respectivamente, a atuação da segurança pública, seus desafios e sacrifícios, para proteger a sociedade e os avanços e entregas de equipamentos públicos à população duquecaxiense na área da saúde, por intermédio do trabalho em conjunto do Legislativo, Executivo e as esferas estaduais e federais.