Vereadores cobram posicionamento à Secretaria de Educação

Em 04, abril, 2024
Vereadores cobram posicionamento à Secretaria de Educação

Parlamentares apontaram falhas e solicitaram justificativas da secretaria

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta quinta-feira (04). Os parlamentares apresentaram demandas ao Executivo e pontuaram questões importantes que implicam no cotidiano da população duquecaxiense. A secretaria municipal de educação foi mencionada e convidada a prestar alguns esclarecimentos mediante irregularidades de gestão.

Insatisfação de servidores com a secretaria municipal de educação

A secretaria municipal de educação de Duque de Caxias foi um setor do Executivo que ganhou destaque nesta sessão plenária. O Vereador Alex Freitas utilizou a tribuna para apresentar denúncias recebidas através das suas incursões em escolas do município.

Segundo o parlamentar, servidores geridos pela empresa DESÁ, que mantém contrato com a secretaria, reclamaram do atraso para o repasse de cestas básicas que deveriam ser entregues. Alex afirmou que esteve nas unidades escolares e ouviu pessoalmente dos colaboradores as queixas, “eu percorri algumas escolas e conversei com os funcionários, auxiliares de serviços gerais, e eles estão com 3 meses, 5 meses, 2 meses de cestas básicas atrasadas. Isto não pode acontecer, pois é contratual, está no contrato.” Além do atraso na entrega desses benefícios, Alex Freitas também denunciou a falta de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) nas unidades, que são essenciais ao trabalho dos colaboradores.

Diante das queixas e reclamações, Alex afirmou que entrará com um pedido especial para cancelar o contrato da empresa DESÁ. Ao solicitar um aparte, o Vereador Catiti (Avante) sugeriu convidar a secretária Iracema Medeiros da Costa Silva para comparecer à Câmara no intuito de prestar esclarecimentos.

Marquinho Dentista (União Brasil) também utilizou a tribuna. O vereador aproveitou o seu espaço de manifestação para elencar algumas conquistas da sua região e agradecer o convívio com os demais vinte oito parlamentares da Casa. Durante a sessão plenária, os parlamentares também aproveitaram para felicitar o Vereador Presidente Celso do Alba (MDB) que completou 48 anos de vida nesta quinta, 04 de abril.

Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.