Câmara promove evento em prol do Dia Nacional das Bandas e Fanfarras

Em 27, março, 2024
Câmara promove evento em prol do Dia Nacional das Bandas e Fanfarras

Solenidade recebeu músicos e entregou títulos, medalhas e moções

A Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu uma solenidade especial em prol do Dia Nacional das Bandas e Fanfarras, comemorado no dia 27 de março. Presidido pelo Vereador Catiti (Avante), o evento recebeu músicos, instrumentistas e maestros no plenário. Houve entrega de títulos, medalhas e moções e apresentações de banda e orquestra.

O objetivo do Vereador Catiti foi exaltar a arte e a cultura das bandas existentes em Duque de Caxias e em municípios vizinhos. Na visão do parlamentar, este trabalho não pode cair no esquecimento, pois o envolvimento de jovens e crianças com a música educa, “eu me sinto na obrigação de fazer esse resgate e de prestar essa homenagem as bandas e fanfarras. A música é transformadora, ela educa, e o trabalho das bandas marciais realizado nas escolas municipais não pode se perder.”

Maestros e autoridades compuseram a mesa do evento, Catiti recebeu a secretária de indústria e comércio de Belford Roxo Enira Ranúzia, a diretora da Escola de Música Jornalista Ricardo Boechat Ana Paula da Rocha, a diretora da E.M. Professor Romeu Menezes dos Santos Ana Cristina Firmino, o vice-presidente da Federação de Bandas e Fanfarras do Rio de Janeiro Antônio Saturnino e o presidente da Fanfaduque Alex Tavares.

O início do evento foi brindado com uma apresentação empolgante da Banda CETOP, regida pelo maestro Pedrão. A banda é composta por jovens alunos do Colégio Estadual Tenente Otávio Pinheiro, de Belford Roxo. Os estudantes levaram um repertório variado e divertiram o público com as suas coreografias. A Orquesta Popular Ariano Suassuna (OPAS), de Duque de Caxias, também se apresentou e encantou os presentes com a sincronia entre os instrumentos.

A exaltação do trabalho das bandas e a sua importância dentro do contexto escolar foram abordadas várias vezes nas falas, para Ana Paula Rocha, o movimento das bandas é crucial e não pode ficar adormecido, “nós já tivemos vários alunos que se apresentaram em importantes projetos e, hoje, já são profissionais atuantes no mercado da música. Eles vieram deste movimento que não podemos deixar adormecer.”

Alex Tavares da Fanfaduque ressaltou a representatividade que o evento proporciona e destacou o trabalho dos maestros, “nenhuma obra desta cidade foi inaugurada, nas décadas de 70 e 80, sem a presença das bandas e fanfarras. O movimento é antigo e faz parte da história do município. Muitos maestros desempenham trabalhos maravilhosos e vê-los sendo homenageados hoje é muito gratificante”.

As entregas de moções e títulos aconteceu após as falas e apresentações musicais. O presidente da Casa, Vereador Celso do Alba (União Brasil), esteve no evento e ratificou o compromisso do colega Catiti com o movimento, “aqui nesta Casa de Leis está em trâmite uma indicação do nosso amigo Catiti que solicita o retorno dos desfiles cívicos nesta cidade. Isto é sinal do compromisso dele com as bandas que abrilhantam os desfiles e nós apresentaremos esta indicação com louvor ao Executivo”.

Todos os agraciados posaram para fotos após o encerramento da sessão especial.