Saúde e atendimento ao idoso foram temas abordados na tribuna

Em 21, março, 2024
Saúde e atendimento ao idoso foram temas abordados na tribuna

Vereadores ainda apresentaram indicações solicitando serviços para diversos bairros

A criação de um Programa de Reintegração Profissional para a Terceira Idade foi o ponto-chave da manifestação do vereador Michel Vila Nova (PSDB), na sessão plenária de 21/03.

Diante do aumento da expectativa de vida, Michel Vila Nova apontou que é fundamental a implementação de políticas públicas que favoreçam um envelhecimento ativo e saudável. “O Programa de Reintegração Profissional para a Terceira Idade representa uma medida essencial para a garantia, inclusão e respeito aos direitos dos idosos”, explicou ele.

Atendimentos no Hospital de Saracuruna

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) subiu à tribuna para parabenizar a equipe do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. “Fico muito feliz com o sucesso dessa municipalização. Quem ganha é a população”. Ele ressaltou que a unidade já ultrapassou 400 bariátricas. Todas realizadas sem nenhuma intercorrência para os pacientes. “O governo tem que dar condições sempre para o hospital continuar sendo uma referência no nosso município”, finalizou.

Também em relação à saúde, Alex da Juliana do Táxi citou a preocupação da administração municipal com as mulheres, principalmente, com a criação da Secretaria da Mulher e as ações que a mesma vem desenvolvendo durante o mês de março.

Projetos apresentados

Os vereadores Dr. Maurício (Avante) e Nivan Almeida apresentaram, respectivamente, os seguintes projetos de lei, instituindo datas no calendário oficial do município: o de nº 273/2024, estabelecendo o Dia Municipal da Segurança Escolar e a Semana Municipal da Segurança Escolar; e o de nº 274/2024, fixando o Dia Municipal de Conscientização e Valorização da Pessoa com Deficiência.

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento também apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 6.401/2024, aprovando as contas de gestão referentes ao exercício financeiro de 2007, prestadas pelo ex-prefeito Washington Reis.

Indicações à Prefeitura

Os vereadores de Duque de Caxias também apresentaram indicações ao Executivo para a realização de serviços e obras. O vereador Alex da Juliana do Táxi solicitou um estudo a fim de disponibilizar nos PSF’s, acompanhamento médico para os pacientes diagnosticados com hipertensão e/ou diabetes.

O vereador Claudio Thomaz (União Brasil) apontou a necessidade de construção de uma creche municipal, em terreno existente na Avenida Pedro Lessa 325, no bairro Gramacho, Primeiro Distrito.

A instalação de mesas e bancos em área localizada na Avenida Brasil, em frente à Travessa Brasil, na Vila São Luiz, Primeiro Distrito, foi a indicação da vereadora Delza de Oliveira, cujo objetivo é de evitar que o espaço seja utilizado como depósito de lixo.

E o vereador Marquinho da Pipa (MDB) sugeriu à Prefeitura, a pintura e sinalização horizontal para indicar faixa seccionada e faixa contínua na rua Martins de Albuquerque, principalmente, na altura do nº 15, na Parada Morabi, Terceiro Distrito.