Câmara sedia evento da Associação de Mulheres Evangélicas Embaixadoras de Cristo

Em 20, março, 2024

Na ocasião, as participantes relataram fatos importantes de suas vidas e foram homenageadas

Por meio da vereadora Deisi do Seu Dino (SD), a Câmara de Duque de Caxias sediou, em 20/03, um evento da Associação de Mulheres Evangélicas Embaixadoras de Cristo (Amebec). Pastoras, psicólogas, militares e representantes da Guarda Municipal Patrulha Maria da Penha e da sociedade civil foram as homenageadas. A secretária municipal da Mulher, Juliana do Táxi, também marcou presença.

A Amebec é uma organização que luta pelos direitos das mulheres na sociedade e tem como presidente a professora Edna Simões. Ela citou o aumento dos casos de violência contra a mulher, e a importância de Duque de Caxias ter uma associação eficaz nesta questão. “Este momento, fortalece a união, fortalece o psicológico dela, porque ela não está sozinha, ela tem um grupo de mulheres que também está ao seu lado, ajudando, fortalecendo o seu psicológico, o seu bem-estar, e a Amebec é isso”.

A presidente Edna destacou ainda a parceria da Câmara de Duque de Caxias com a associação, em especial, o apoio da vereadora Deisi do Seu Dino e da secretária da Mulher, Juliana do Táxi. “Nós já tivemos, assim, certas resistências, mas nós temos amigos que reconhecem o nosso trabalho, que é um trabalho de resgate da autoestima da mulher e, eles vendo isso, eles nos apoiam e nos dão sim, aquele apoio”.

O evento tem um papel importante para se discutir as políticas públicas voltadas às mulheres. A vereadora Deisi do Seu Dino (SD), inclusive, fez um apelo para que mais mulheres possam entrar para a política duquecaxiense. “A minha luta aqui, na Câmara, tem sido por mais mulheres no mandato. Hoje, nós somos quatro, apenas quatro, não representamos nem 15% da vereança. Então, gente, que possamos ter mais mulheres nesta Casa, que possamos ter mais mulheres na política, que possamos ter mais mulheres lutando pelas nossas causas”.

A secretária da Mulher, Juliana do Táxi, explicou que a pasta foi criada para somar com a rede que já funciona no município e adiantou a ideia de levar os CEAMs para os terceiro e quarto distritos e melhorar as condições dos já existentes. Reforçou que a parceria é de governabilidade e de trabalhar pela valorização da mulher. “Espero que a Secretaria da Mulher contribua com este projeto que, há mais de 15 anos, essas mulheres estão à frente. Mulheres evangélicas que uma cuida da outra mulher e, eu vou estar presente, em todos os momentos, junto com elas”

Durante a cerimônia, as mulheres à mesa relataram as suas experiências de vida, os desafios enfrentados em suas profissões, na sociedade e também as suas conquistas através dos esforços e da força de vontade.

Em meio a uma manifestação e outra das componentes da mesa, eram entoados louvores e orações. Houve ainda apresentação do monólogo Metamorfose. Ao final do evento, foram realizadas as homenagens.