Homenagem ao Dia Municipal da Cultura expõe trabalho de artistas na Câmara

Em 20, março, 2024
Homenagem ao Dia Municipal da Cultura expõe trabalho de artistas na Câmara

Instituto Histórico promove evento para exaltar a arte e a cultura duquecaxienses

O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu um evento celebrativo ao Dia Municipal da Cultura na tarde do dia 19 de março. Lançamento de livro, exposições e apresentação musical marcaram o encontro que recebeu munícipes, parlamentares e artistas da cidade.

O Dia Municipal da Cultura é celebrado em Duque de Caxias no dia 20 de março, desde 2005. Na ocasião, foi sancionada a Lei em homenagem a Francisco Barbosa Leite, artista cearense, radicado no município em 1996, ano da sua morte.

O evento deste ano iniciou com a exaltação da história desse artista. A Diretora do Instituto Histórico, Tânia Amaro, realizou uma menção sobre a contribuição de Barbosa Leite ao município e destacou a importância de se exaltar a arte e a cultura dentro da Câmara Municipal da cidade, “o Instituto está na ativa de 1973. A partir dos anos 2000 ele passa por uma revitalização que objetivou justamente isso: intensificar a valorização da arte e cultura do município. Aqui, além de todo acervo histórico da cidade, o visitante poderá estudar, pesquisar e apreciar os talentos de muitos artistas que, às vezes, ficam sem espaço para expor os seus trabalhos. Nós estaremos sempre de portas abertas”.

O Presidente da Comissão de Cultura e Educação, Vereador Alex Freitas, também destacou a importância da exaltação da cultura do município, “eu sempre me faço presente nesses eventos, pois acredito que a educação e a cultura devem caminhar juntos. A educação forma e a cultura liberta. É muito gratificante poder contribuir com os fazedores de cultura do nosso município que muito fazem pela nossa cidade. O nosso mandato é participativo e eles podem contar sempre com esta Casa.” Os parlamentares Nivan Almeida e Junior Uios (União Brasil) também fizeram questão de prestigiar o evento.

Para retratar Duque de Caxias através de personagens importantes e o cotidiano da cidade, Wilson Gonçalves, que já compôs o Legislativo do município, lançou o livro Crônicas de Albuquerque, “o livro é um passeio sobre fatos históricos ocorridos com personagens importantes da nossa cidade. Ele possui um caráter cômico, como toda crônica, mas também trata das questões geográficas e históricas do município para reavivar a nossa cultura”.

O lançamento do livro foi a cereja do bolo do evento que contou com a exposição de várias artes que retratavam o município nas suas mais variadas formas. Para os artistas, a oportunidade de mostrar o trabalho foi excepcional. “Hoje é um dia histórico, ao meu ver. Esse espaço representa um dos símbolos da história de Duque de Caxias. É incrível fazer parte de tudo isso, hoje.” Afirmou o artista visual, Marcos Maciel. “Eu acho importante para o município expor as artes e os artistas que ele tem. Muita gente não conhece o nosso trabalho porque não tem oportunidade de conhecer. O Instituto sempre abre as portas e contribui muito para que a nossa arte chegue às pessoas,” concluiu Lúcia Nogueira, artista plástica.

Além deles, os artistas plásticos Rafael Agostini e Robinson Oliveira e os artistas visuais José da Silva e Sérgio Xavier também apresentaram os seus trabalhos. Após a abertura do evento, o público foi convidado a passear pelo Instituto para apreciar as pinturas, fotos, ilustrações, artesanato e o livro lançado sobre o município.