Atraso na entrega do Cartão Recomeçar é questionada em plenário

Em 19, março, 2024
Atraso na entrega do Cartão Recomeçar é questionada em plenário

Vereadores Alex Freitas e Deisi do Seu Dino (SD) ressaltaram que os moradores do Pilar, Cidade dos Meninos e outros bairros ainda não receberam o benefício

Na sessão plenária de 19/03, os vereadores Alex Freitas e Deisi do Seu Dino (SD) manifestaram-se na tribuna sobre o atraso na entrega do Cartão Recomeçar. Eles citaram que os moradores do Pilar, Cidade dos Meninos e outros bairros, que perderam móveis e eletrodomésticos nas chuvas do mês de janeiro, ainda não receberam o benefício de três mil reais.

“Vamos entrar na justiça, no Ministério Público, para garantir o direito da população do Pilar, Cidade dos Meninos, Amapá etc., a qual foi dado a ela um ‘cheque sem fundo’ do Governo do Estado. É inadmissível, passarem mais de 50 dias e ninguém ter uma solução, uma ação prática a respeito do Cartão Recomeçar”, disse o vereador Alex Freitas, que está enviando ainda à Secretaria de Assistência Social, um pedido de informações sobre todas as ajudas humanitárias recebidas pelo município.

A vereadora Deisi do Seu Dino disse ainda que nenhuma obra começou nestes bairros e, o que vem acontecendo são serviços paliativos que não garantem a segurança da população no período chuvoso. Ela disse ainda que muitas famílias tem a procurado para reclamar do Cartão Recomeçar. “Estive bem próxima destas pessoas, nos dias de chuva e elas estão aguardando os cartões. Até mesmo as obras de prevenção, não vimos nada ainda. Tem uma máquina e outra limpando um canal, que é de praxe”.

População de rua

O vereador Alex Freitas também comentou sobre o aumento da população de rua no centro da cidade e solicitou mais empenho da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Temos que tomar uma ação de imediato. Eu não vejo a Secretaria de Assistência Social, em nenhum momento, se estruturando para isso, fazendo um programa para reintegrar estas pessoas aos seus lares, as suas famílias”.

Dia Municipal da Cultura

Outro assunto abordado pelo vereador Alex Freitas foi o Dia Municipal da Cultura. “Vamos ter, hoje, o lançamento do livro ‘Crônicas do Albuquerque’, de Wilson Gonçalves, apresentação musical e poética. O evento será realizado no Salão de Exposição do Instituto Histórico desta Casa”.

Projeto Social Gari Comunitário

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) utilizou a tribuna para falar sobre o Projeto Social Gari Comunitário, de sua autoria, e explicou o motivo de o mesmo ainda não ter sido implantado. “Segundo o Executivo, isso se deve a questões orçamentárias. Porém, acredito que ele poderia ter sido implementado, pelo menos, como projeto piloto nas comunidades do Parque Vila Nova e Vila Ideal”.

Michel Vila Nova ressaltou que, pelo segundo ano consecutivo, destinou emenda impositiva para o Fundo Municipal. Em 2023, foram R$774 mil e, em 2024, foram adicionados mais R$ 728 mil, totalizando um investimento de mais de R$1,5 milhões para a Secretaria de Obras. “O projeto permite que os garis comunitários atuem em locais aonde os caminhões não conseguem chegar, facilitando o trabalho dos coletores regulares e contribuindo para a limpeza e a ordem da cidade”.

Águas do Rio

Quem também se manifestou na tribuna foi o vereador do União Brasil, Zezinho do Mineirão. Ele falou sobre a atuação da empresa Águas do Rio no município, a falta de diálogo e os encargos que caem sobre os consumidores. Ele citou um trecho da Avenida Brasil com a Rua São Joaquim, onde os moradores reclamam da falta d’água, há mais de 30 anos.

“Eu deparei com os funcionários da Águas do Rio, mais uma vez, nas casas, quebrando para colocar hidrômetros, sem pedir autorização dos moradores. Como vai colocar o hidrômetro se não tem água? Eles alegam que, posteriormente, os moradores terão que ir a Águas do Rio para pedirem um caminhão pipa. Isso é chamar o povo de bobo”.

Ainda na sessão plenária de 19/03

A pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura de projetos de leis, indicações solicitando serviços em diversos bairros e requerimentos concedendo homenagens.

Os vereadores ainda aprovaram, em primeiro e segundo turnos de discussões e votações, projetos de lei e de decretos legislativos.