Câmara promove homenagens na tarde do Dia Internacional da Mulher

Em 08, março, 2024
Câmara promove homenagens na tarde do Dia Internacional da Mulher

Com o tema “mulheres que fazem a diferença”, evento entregou certificados e títulos.

Seguindo as homenagens às mulheres, a Câmara Municipal de Duque de Caxias promoveu o segundo evento celebrativo ao Dia Internacional da Mulher na sexta-feira (08). Na parte da tarde, a solenidade foi presidida pelo Vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) e abordou temas importantes como a violência contra mulher e a atuação da nova secretaria voltada a elas no município.

Alex da Juliana recebeu para compor a mesa a secretária municipal da mulher, Juliana do Táxi, a vice-presidente da OAB de Duque de Caxias, Débora Ribeiro Duarte, a coordenadora do Polo da Beleza (Fundec), Claise Maria, a secretária municipal de cultura e turismo, Simone Sangelis, a diretora da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Julia Uchôa, e outras personalidades femininas. Representantes da Patrulha Maria da Penha, que atua no município, e do Conselho Municipal da Mulher também marcaram presença.

Além das homenagens, o evento também promoveu uma reflexão acerca de temas importantes que ainda marcam a trajetória de luta das mulheres. Alex da Juliana justificou o evento falando sobre a origem do dia, “a data 08 de março tem toda uma representação. Aquelas mulheres que, no passado, lutaram contra o preconceito e pela busca da igualdade, as conquistas delas são importantes e merecem reconhecimento.” O parlamentar ainda falou sobre a violência contra mulher e reforçou que as atividades de combate devem ser reforçadas, “essa onda de violência, o feminicídio, não é mais aceitável. Por isso, a gente clama, a gente pede as autoridades mais empenho e melhores mecanismos de combate a violência”.

Juliana do Táxi, atual secretária municipal da mulher, falou sobre a união dos poderes em prol da defesa da mulher, “nós precisamos estar cada vez mais unidas e unidos. A violência contra mulher continua enraizada na nossa cidade e no Brasil. Em conjunto com a OAB, o Conselho Municipal das Mulheres, a Patrulha Maria da Penha, a Câmara Municipal e outros órgãos, a Secretaria da Mulher atuará para dar suporte a todas que precisam.”

Simone Sangelis também ressaltou a violência que as mulheres sofrem e disse que esse problema deve ser combatido de todas as formas, “a cada seis horas uma de nós sofre violência neste país. É preciso que isto seja combatido, pois nós mulheres precisamos de ajuda. Por isso, a secretaria municipal da mulher vem para somar. Eu desejo muita sorte a Juliana do Táxi neste trabalho”. A vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher, Michele Xavier, reforçou que o trabalho em parceria da sociedade civil com os órgãos públicos é fundamental, “o Conselho da Mulher indica políticas públicas ao Executivo sobre a realidade do município, por isso, valorizamos muito esse trabalho de parceria. Nós lutamos muito para que esta secretaria fosse criada e, graças a Deus, hoje ela é uma realidade.”

Cada integrante da mesa teve a oportunidade de falar sobre o dia e a luta das mulheres. Após essas manifestações os títulos e moções foram entregues às homenageadas pelo Vereador Alex da Juliana do Táxi a secretária da mulher, Juliana do Táxi.