Emprego, Saúde e Cartão Recomeçar são destaques na Sessão Plenária

Em 12, março, 2024
Emprego, Saúde e Cartão Recomeçar são destaques na Sessão Plenária

Parlamentares solicitam atenção aos jovens, profissionais da saúde e afetados pela chuva

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta terça-feira (12). A empregabilidade dos jovens, os valores do fundo da saúde e a falta de respostas sobre o Cartão Recomeçar foram as pautas mais debatidas pelos parlamentares. As demais demandas foram apresentadas no expediente do dia.

A empregabilidade e os jovens duquecaxienses

Primeiro a discursar, o Vereador Michel Vila Nova (PSDB) falou sobre uma preocupação que retrata a realidade de muitas famílias que possuem jovens em busca de colocação profissional. O parlamentar afirmou ser fundamental que o poder público incentive e apresente iniciativas que estreitem as relações entre empresas x juventude. Na visão de Michel, o mercado de trabalho tem feito exigências que, às vezes, podem dificultar a chegada do jovem, por falta de experiência. “Diante desta realidade, é imperativo que adotemos políticas públicas que garantam o acesso desses jovens a programa de estágios, contribuindo não apenas para a sua formação profissional, mas também para a geração de renda”, afirmou Michel.

Para o parlamentar, trata-se também de inclusão social, tendo em vista a necessidade de colocação profissional dos jovens que, por sua vez, poderiam ajudar as próprias famílias ao mesmo tempo em que estariam agregando as suas próprias carreiras. Os projetos Jovem Aprendiz e Primeira Chance foram mencionados pelo Vereador como alternativas. O parlamentar propõe a reserva de vagas prioritariamente a jovens em vulnerabilidade social e solicitou o apoio da Casa, ao encaminhar o estudo ao Executivo.

Valores destinados ao Fundo Municipal de Saúde

O pagamento do piso salarial aos funcionários da saúde ganhou espaço nesta sessão plenária através da manifestação do Vereador Marcus Vinicius Boquinha (SD). O parlamentar afirmou que os recursos encaminhados pelo Governo Federal ao Fundo Municipal de Saúde são para atender a essa demanda, mas, segundo ele, isso não estaria sendo feito, “Se a gente somar os valores, teremos mais de 40 milhões de reais que já foram repassados aos cofres públicos, para o Fundo Municipal de Saúde, mas a gente não sabe o que foi feito com esse dinheiro.”, chamou atenção, Boquinha.

Segundo Boquinha, os recursos foram destinados para que os pagamentos dos pisos salarias da classe fossem pagos. O parlamentar solicitou a presidência da Casa a inclusão do Requerimento de Informação na pauta, que solicita explicações ao Executivo sobre o destino desses recursos.

Ao apartear o discurso de Boquinha, Alex da Juliana do Táxi (MBD) afirmou que a Secretaria de Saúde está de portas abertas para atender aos Vereadores. Além do Requerimento de Informação, uma audiência pública também foi sugerida para que as justificativas sejam apresentadas.

Ajuda aos afetados pela chuva – Cartão Recomeçar

As fortes chuvas que caíram no Estado e afetaram alguns municípios voltaram a ser assunto, quando se trata da atenção dada a população atingida. O Vereador Alex Freitas relembrou que muitos munícipes de Duque de Caxias ficaram em situações de emergência e vulnerabilidade social.

Segundo o parlamentar, o Cartão Recomeçar, benefício pago pelo governo estadual às pessoas vítimas das chuvas, ainda não foi entregue a quem precisa. Alex apontou que os bairros Pilar e Cidade dos Meninos foram os que mais sofreram com as insinuações. Por isso, segundo ele, a entrega do benefício aos moradores da região seria fundamental, “algumas cidades do Estado já receberam os cartões há mais de um mês e nós, aqui em Duque de Caxias, ainda estamos sem respostas”, comentou o Vereador.

Os parlamentares Marcus Vinicius Boquinha, Catiti (Avante), Clovinho Sempre Junto e Nivan Almeida colaboraram com os questionamentos apresentados pela manifestação do Vereador Alex Freitas e intensificaram as cobranças às secretarias (estadual e municipal) de Assistência Social e ao Governo do Estado.

Após o encerramento das manifestações, o segundo momento da Sessão Plenária foi marcado pelas votações de Mensagens, Projetos de Leis, Projetos de Decretos Legislativos e Projetos de Resolução.