CER IV e Dia da Mulher são os assuntos mais comentados na Sessão Plenária

Em 07, março, 2024
CER IV e Dia da Mulher são os assuntos mais comentados na Sessão Plenária

Parlamentares parabenizaram a atuação do CER IV no município e renderam homenagens às mulheres

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta quinta-feira (07). Os Vereadores manifestaram-se sobre diversos assuntos, mas a atuação do CER IV (Centro Especializado em Reabilitação IV) e o Dia Internacional da Mulher foram destaques. Fora as pautas discutidas, demandas foram encaminhadas ao Executivo através do Expediente expedido.

Inclusão às pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Primeiro a se manifestar, o Vereador Michel Vila Nova (PSDB) defendeu o Projeto de Lei de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade voltada aos estabelecimentos de ensino públicos e privados do município de substituírem sirenes e alarmes sonoros por sinaleiras ou outros equipamentos sem som adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), “ a educação inclusiva é um direito de todos os cidadãos e é nosso dever como legisladores garantir sua efetividade a todos, independentemente das suas condições”, afirmou Michel.

Na visão do parlamentar, o Projeto de Lei agrega aos princípios da igualdade e inclusão dentro das escolas, permitindo que todos os estudantes consigam aprender em instituições devidamente adaptadas. Michel defendeu a adaptação dos ambientes para que pessoas com TEA e outras necessidades especiais não se sintam preteridas. Por isso, ao encerrar a sua fala, solicitou a empatia dos demais Vereadores para que os mesmos sejam favoráveis a iniciativa.

Gaia Service e novos contratos de terceirização no município

Segundo a se manifestar, o Vereador Marcus Vinicius Boquinha (SD) trouxe ao plenário um protesto sobre os novos contratos de terceirização adquiridos pela empresa Gaia Service no município. Segundo o parlamentar, a mesma já não havia realizado um bom trabalho com a pasta da saúde, por isso, as aquisições na secretaria de educação não agradaram.

“Eles conseguiram um contrato de milhões na secretaria de educação e, por lá, começaram a fazer pior do que faziam com a secretaria de saúde. Há atrasos de salários, vales-transportes e irregularidades na biometria que registra o expediente”, denunciou o parlamentar. Boquinha levou estas e outras reclamações sobre a empresa que, segundo ele, perdeu contratos na saúde depois de inúmeras denúncias chegarem à Câmara, constatando os maus tratos aos colaboradores.

Boquinha afirmou que se reuniria com a sua equipe jurídica para formalizar uma denúncia e um pedido no intuito de afastar a Gaia e outras empresas que apresentam irregularidades nas suas prestações de serviço. Alex da Juliana do Táxi (MDB) e Nivan Almeida apartearam para contribuir com o debate, chamando a atenção também das secretarias que, na visão deles, também possuem a sua parcela de responsabilidade sobre as irregularidades.

CER IV e o trabalho de reabilitação no município

O Vereador Claudio Thomaz (União Brasil) aproveitou a sua fala para parabenizar o Centro de Reabilitação – CER IV – pelo trabalho realizado no município. “Eu tive a notícia de que tivemos 1 milhão e 400 mil atendimentos no CER IV durante os seus cinco anos de existência. Isso me deixa lisonjeado e orgulhoso por estar participando disso também junto aos demais vereadores e o governo desta cidade”, afirmou o parlamentar.

O CER IV foi inaugurado, no Sarapuí, há cinco anos e atende aos duquecaxienses mediante suas mais variadas necessidades especiais. O equipamento público trabalha com uma equipe multidisciplinar e equipamentos necessários à diversos tipos de tratamentos que são crucias às pessoas com necessidades especiais.

Dr. Maurício (Avante), Catiti (Avante) e Clovinho Sempre Junto apartearam e exaltaram as funções do CER IV. Os vereadores ressaltaram a importância do trabalho que o Centro realiza e parabenizaram a direção que, hoje, consegue atender as famílias duquecaxienses que necessitam deste suporte. A Vereadora Delza de Oliveira, que é presidente da Comissão Municipal da Pessoa Com Deficiência, destacou a funcionalidade do CER IV, “eu fico muito feliz de ver que o CER IV é eficaz e funciona muito bem em nosso município. Muitas famílias da nossa cidade precisam deste atendimento e estão tendo esse suporte.”

Dia Internacional da Mulher

Antecedendo o Dia Internacional da Mulher, a 2ª Sessão Plenária do mês de março rendeu homenagens às mulheres, através dos discursos da Vereadoras Delza de Oliveira e Deise do Seu Dino (SD). As duas subiram à tribuna e, dentro dos temas abordados, parabenizaram as mulheres e expuseram os seus sonhos de verem um maior número de mulheres ocupando cargos públicos, “assim como a Vereadora Delza, eu também sonho com o dia quem que essas cadeiras aqui da Câmara sejam ocupadas, em grande parte, por mulheres. Hoje somos quatro, nem 15%, mas eu creio, eu sonho com o aumento desse número nas próximas legislaturas”, afirmou Deise.

Exaltando a importância da atuação feminina na sociedade, os Vereadores Nivan Almeida e Alex da Juliana do Táxi (MDB) apartearam para homenagear as mulheres e realizar convites para as festividades que estariam sendo organizadas em prol do dia.