A epidemia dengue no Estado é abordada na Tribuna da Câmara

Em 22, fevereiro, 2024
A epidemia dengue no Estado é abordada na Tribuna da Câmara

Vereadores reforçaram os pedidos para que a população colabore com a limpeza de suas casas

Após o governador Cláudio Castro ter anunciado na quarta-feira (21) que o Estado do Rio vive uma epidemia de dengue, os vereadores de Duque de Caxias reforçaram, na sessão plenária de 22/02, a necessidade de a população também colaborar com o poder público, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“A prefeitura está fazendo a parte dela com os carros e motos fumacê em todas as regiões, mas precisamos colaborar, vigiar a nossa região. Conversar com os vizinhos, comerciantes para que abram as suas portas para os agentes de endemias”, disse o vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB).

A atuação dos agentes de endemias, no município, foi elogiada, assim como as ações que estão sendo realizadas nos bairros. Para o vereador Alex Freitas, isto tem feito a diferença quanto ao número de casos de dengue. “Duque de Caxias tem um trabalho permanente, com um mapeamento epidemiológico. Existe todo um estudo técnico e ações, desde março de 2023, em pontos estratégicos, como borracheiros, cemitérios, galpões de reciclagem, ferros-velhos etc”.

O mato, lixo e entulho na malha ferroviária da Supervia também foi questionado por Alex da Juliana do Táxi. “Aqui, próximo mesmo da Câmara Municipal, a gente encontra muito lixo, poças d’água, e isso nos preocupa”. O vereador Alex Freitas complementou: “Ela não cuida do quintal dela. Vamos também colocar como pontos estratégicos as malhas da Supervia, em Duque de Caxias, que a gente sabe que tem muito lixo e muitas caixas de eletricidade acumulando água”.

Nas manifestações, também foi citada a urgência para a realização de testes rápidos no município, porém, em Duque de Caxias, eles ainda não começaram. “No mercado, a gente não está conseguindo a venda dos testes rápidos, dada a demanda no Estado e no Brasil”, explicou o vereador Nivan Almeida, apontando que, em conversa com a secretária municipal de Saúde, Célia Serrano, foi informado de que a pasta está em busca de formas para a aquisição dos testes.

Alerta na Educação

Em seu discurso, o vereador Alex da Juliana do Táxi ainda comentou sobre a falta de agentes de inclusão nas escolas municipais. “No Colégio Joaquim da Silva Peçanha, por exemplo, precisamos de 30 agentes, pois temos 30 crianças que necessitam deles ao lado para concluírem as suas tarefas”. Ele solicitou à Secretaria Municipal de Educação que tome as providências necessárias e que, o mais rápido possível, contrate estes profissionais a fim de que os alunos não fiquem prejudicados.

Fome x desperdício

Aprovado na sessão plenária de 20/02, o PL nº 236/2023, foi justificado pelo seu autor, vereador Michel Vila Nova (PSDB). A proposta altera a Lei nº 3.238/2022, que dispõe o Programa Municipal de Aproveitamento de Alimentos não consumidos no âmbito do município. “Essa medida visa ampliar o alcance do programa possibilitando que mais alimentos cheguem às mãos daqueles que mais necessitam”, destacou Michel Vila Nova.

Para ele, a implantação do projeto, em Duque de Caxias, será um avanço pois fortalecerá a solidariedade e o cuidado com o próximo.

Projeto aprovado

Ainda na sessão plenária de 22/02, a pedido do presidente Celso do Alba (MDB), o primeiro secretário, vereador Claudio Thomaz (União Brasil), fez a leitura da Mensagem nº 019/2023, do Executivo, com o Projeto de Lei nº 17/2023, convalidando as aberturas de créditos adicionais realizadas pelos Decretos Municipais nº 8.433/2023; nº 8.494/2023; e nº 8.577/2023.

A matéria, em primeiro turno de votação, foi discutida pelo vereador Alex Freitas. “O meu voto vai ser favorável, pois há três decretos numa mensagem só. Se eles estivessem separados, eu votaria contrário em um porque estou vendo aqui mais de R$50 milhões para a Fundec, uma instituição que atende à qualificação profissional, mas, que não direciona os recursos da forma adequada”.

Sobre o segundo decreto referente à Lei Paulo Gustavo, Alex Freitas teceu elogios aos fazedores de cultura e demais contemplados com os recursos. “É uma lei muito importante para a cultura do município. Parabenizo à Secretaria de Cultura pela forma como geriu estes recursos de cerca de oito milhões de reais”.

Por fim, ele comentou o decreto que retira pouco mais de sete milhões de reais do Fundo Municipal de Saúde para pagar os profissionais de Enfermagem. “Também faço um apelo ao Executivo para que implemente o Plano de Carreira da Saúde”.

O vereador Nivan Almeida também contribuiu com a discussão. “Esses recursos chegaram na cidade depois da aprovação da peça orçamentária para este ano. São recursos especiais para que a cidade pudesse investir na saúde, educação e cultura”.

Também foram aprovados Projetos de Decretos Legislativos concedendo títulos e medalhas. Todas as propostas foram colocadas em segundo turno de discussão e votação, a pedido do vereador Zezinho do Mineirão (União Brasil), e foram aprovadas por unanimidade.