Vereadores falam dos avanços nos mais diversos setores do município

Em 20, fevereiro, 2024
Vereadores falam dos avanços nos mais diversos setores do município

Na tribuna, as manifestações abordaram as obras em andamento, o retorno de projeto e o destaque da Escola Acadêmicos da Grande Rio no carnaval de 2024

A sessão plenária da Câmara de Duque de Caxias, realizada no dia 20/02, foi presidida pelo vereador Claudio Thomaz (União Brasil) e secretariada pelo vereador Nivan Almeida, que fez a leitura do Expediente do Dia. Na pauta, constavam projetos, indicações solicitando serviços para vários bairros e requerimentos concedendo moções a cidadãos e cidadãs pelos trabalhos desenvolvidos no município.

Retorno de projeto

O vereador Michel Vila Nova (PSDB) explicou sua proposta ao Executivo para que retorne com o Projeto que se baseava numa espécie de premiação aos estudantes das comunidades carentes de bom desempenho escolar. “Lembro-me do projeto pioneiro que existia até o ano de 2016. Quem mantinha boas notas, frequência nas escolas e progredia em sua série, era destinado para a conclusão do ensino médio, no antigo cap da Unigranrio e, ao concluir o ensino médio, ele era contemplado com uma bolsa para ingressar na faculdade”.

Segundo ele, o projeto beneficiou muitos jovens das comunidades do Parque Vila Nova, Parque Beira Mar e Mangueirinha, e garantiu uma educação acessível e de qualidade àqueles que buscavam oportunidades com o ensino superior.

Obras no Terceiro Distrito

A construção de equipamentos públicos no Terceiro Distrito foi ressaltada pelo vereador Nivan Almeida. Ele apontou o atendimento as suas indicações e o desenvolvimento da região. “Em especial, a nossa Escola Nilcéia Cabral, na Vila Getúlio Cabral, um equipamento de primeira linha, tal qual o do Parque das Missões, e que vai ao encontro das necessidades de toda a região. Também haverá um novo hospital no Terceiro Distrito”.

Nivan Almeida ainda parabenizou o trabalho da Empresa Pérola que atua no recolhimento do lixo, varrição das ruas, e reforçou que a população precisa participar efetivamente de ações referentes à destinação correta dos resíduos sólidos. “É um trabalho permanente e rogo aos moradores que evitem jogar lixo nas esquinas das ruas, próximo aos córregos, isso traz problemas e prejuízos não só à saúde, mas também, por ocasião das chuvas”.

Outro ponto de sua fala foi sobre os casos de dengue e a necessidade de eliminar os focos de proliferação do Aedes aegypti. Nivan chamou a atenção para a gravidade das doenças transmissíveis pelo mosquito como a Dengue, a Zica e a Chikungunya.

Escola de Samba Grande Rio na avenida

Integrante da diretoria da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio, a vereadora Delza de Oliveira teceu elogios à agremiação e a todos seus componentes. “A escola leva o nome de Duque de Caxias para o mundo inteiro”.

Além da diversão e do fortalecimento da cultura, a vereadora ressaltou que o carnaval é um gerador de emprego e renda para muitas famílias. “Carnaval não é só festa, é geração de empregos também. Antes dele acontecer na avenida há todo um trabalho e um desempenho dos funcionários no dia a dia”.

Destacou ainda que, durante o período de folia, a saúde, em Duque de Caxias, ficou muito bem assistida, pois as equipes estiveram presentes nas unidades prestando atendimentos à população. O vereador Nivan também parabenizou o Executivo e os profissionais da saúde pelos trabalhos.

Perigo no asfalto

Após a pavimentação asfáltica, em parceria com o Estado, em várias ruas da Vila São Luiz, Doutor Laureano e do Sarapuí, o vereador Moisés Neguinho (PMB), fez um apelo à Secretaria Municipal de Obras para que instale, com urgência, os quebra-molas. “Existem algumas vias em que precisam da instalação de quebra-molas e, outras em que os mesmos precisam ser sinalizados”, disse ele, complementando: “quero pedir também que os motoristas tenham consciência, pois a prioridade é do pedestre”.

Mais obras em Duque de Caxias

Em sua vez, na tribuna, o vereador Junior Uios (União Brasil), enumerou diversas obras em andamento e outras que ainda serão realizadas no município, entre elas, uma UBS e uma creche no Parque Lafaiete, as macrodrenagens nos canais, como o Caboclo, e o Projeto Piscina Aberta.

Junior Uios reiterou que a saúde, em Duque de Caxias, é uma referência para todo o Estado. “O nosso município, hoje, tem se destacado ainda mais na saúde. Temos a Fazenda Paraíso que cuida da saúde física e mental dos dependentes químicos, o Hospital Veterinário que tem cuidado dos nossos pets. Duque de Caxias tem cuidado da saúde bucal, através do Centros Especializados de Odontologia (CEOs). Somo o município que tem o maior número de hospitais, PSF’s, UPA’s, hospitais infantis etc”.

Em relação à dengue, cujos casos estão aumentando em diversos municípios, o vereador comunicou que, no próximo sábado (24), haverá um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti e de prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya, alcançando 11 bairros, entre eles: Covanca, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Parque Lafaiete, Engenho do Porto, Vila Ideal, Parque Vila Nova, Laguna e Dourados etc.

Projetos aprovados

Os vereadores de Duque de Caxias ainda aprovaram, na sessão plenária de 20/02, em primeiro e segundo turnos de discussão e votação, os seguintes Projetos de Lei: PL nº 230/2023, do vereador Jackson Wagner (PSD), que dispõe sobre a fixação de cartazes em diversos locais do município, com a informação: “Desrespeitar, negligenciar ou prejudicar pessoas idosas é crime!”; o PL nº 235/2023, do vereador Dr. Maurício (Avante), que proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes; e o PL nº 236/2023, do vereador Michel Vila Nova, alterando a Lei nº 3.220/2022, que dispõe o Programa Municipal de Aproveitamento de Alimentos não consumidos no âmbito do município.

Também foram aprovados Projetos de Decretos Legislativos e de Resolução concedendo moções e título.