Dengue: aumento do número de casos é destaque na Sessão Plenária

Em 08, fevereiro, 2024
Dengue: aumento do número de casos é destaque na Sessão Plenária

Parlamentares fizeram um alerta e comentaram sobre as ações realizadas pelas autoridades

A Câmara Municipal de Duque de Caxias realizou mais uma Sessão Plenária nesta quinta-feira (08). Os parlamentares presentes promoveram um debate sobre os casos de dengue que já preocupam o município e todo Estado. As ações realizadas pelas autoridades e a importância do trabalho dos agentes de endemias foram destaques.

A dengue e o trabalho dos agentes de endemias

Primeiro a se manifestar, o Vereador Alex Freitas levou ao plenário a sua preocupação sobre o aumento do número de casos de dengue pelos municípios do Estado. Em alguns, como o Rio de Janeiro, a situação é de alerta, já que há indícios de uma epidemia. Trazendo a problemática para Duque de Caxias, Alex reforçou que na cidade já acontece um trabalho de prevenção desde março de 2023.

De acordo com o parlamentar, essas ações foram eficazes, pois possibilitaram Duque de Caxias de estar em estágio de atenção, na contramão dos outros municípios que já apresentam uma realidade epidêmica e mais preocupante, “eu quero agradecer aos agentes de endemias de combate a dengue, ao superintendente da dengue, Henrique Silva, e a secretária de saúde, Célia Serrano, por darem condições a nós de realizarmos várias ações com antecedência, para que hoje a população de Duque de Caxias esteja numa situação de atenção e não de epidemia, como ocorre no Rio de Janeiro”.

Alex pontuou o trabalho dos agentes, relembrando os mutirões e intervenções que aconteceram nas casas, comércios e em todas as mediações do município. O parlamentar também considerou importante os bloqueios realizados no limite entre alguns municípios que, segundo ele, contribuíram com a não proliferação do mosquito causador da doença.

Um outro fator importante nessas ações bem sucedidas foi o uso do mapa epidemiológico da cidade que apontava em quais regiões e bairros aconteciam o aumento do número de casos. Segundo o vereador, tendo base neste relatório, o município conseguia agir diretamente nestes locais específicos para retardar uma possível proliferação.

Durante todo o seu discurso, Alex elencou as ações e reforçou o trabalho de parceira entre as autoridades e a população. O parlamentar agregou ainda que as palestras educativas nas escolas também foram fundamentais para orientar os estudardes e, por conseguinte, seus respectivos familiares. Ao encerrar a sua manifestação, Alex Freitas agradeceu o apoio do governo federal, na pessoa da ministra da saúde, Nísia Trindade, que, segundo ele, se fez presente e solícita às demandas de Duque de Caxias e também de todo Estado.

Alex da Juliana do Táxi (MDB) também utilizou a tribuna para falar da dengue. O parlamentar falou da responsabilidade da população com os cuidados em casa, enfatizando a importância do trabalho coletivo. Alex da Juliana parabenizou as autoridades duquecaxienses e reforçou que os mutirões de saúde e o trabalho dos agentes de endemias são fundamentais para o combate ao Aedes Aegypti.

Somado aos elogios e as mensagens de alerta, Alex da Juliana também mencionou a possibilidade de vacinar a população contra a dengue. Aparteando o colega, Alex Freitas esclareceu que a vacina atenderia a longo prazo. Por isso, segundo ele, o Ministério da Saúde estaria dando prosseguimento às vacinas em paralelo a outras medidas alternativas mais eficazes.

Alex da Juliana do Táxi encerrou o seu discurso solicitando às autoridades municipais uma atenção especial aos bueiros, rios e aos seus respectivos processos de limpeza que ajudam na prevenção às enchentes ocasionadas pelas fortes chuvas de verão.

Michel Vila Nova (PSDB) também se manifestou e, em seu discurso, solicitou atenção do Executivo para uma Indicação de sua autoria que trata da criação de um Centro Municipal de Sonoterapia. O parlamentar justificou a sua indicação, respaldando-se no bem-estar e na qualidade de vida da população.