Vereadores discutem sobre os descontos nos pagamentos dos médicos pela empresa Hygea

Em 15, agosto, 2023
Vereadores discutem sobre os descontos nos pagamentos dos médicos pela empresa Hygea

Obras e as blitze do Detran também foram assuntos abordados na tribuna da Câmara

Os vereadores de Duque de Caxias usaram a tribuna, durante a sessão plenária de 15/08, para comentarem sobre a Hygea Gestão e Saúde LTDA. De acordo com o que foi apresentado, a empresa não efetuou a totalidade dos pagamentos aos médicos, o que gerou ampla discussão e pedidos de esclarecimentos tanto da Hygea quanto da Secretaria Municipal de Saúde.

“Fui comunicado que a empresa Hygea tinha glosado o salário dos médicos que trabalharam os 30 dias nos seus respectivos horários”, disse o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD), explicando que a direção do Hospital Dr. Moacir do Carmo ligou para a empresa e, como resposta, ouviu que ela mesma tinha solicitado a glosa. “A direção retrucou dizendo que era mentira, pois até os salários dos diretores foram glosados”, explicou Boquinha.

Clovinho Sempre Junto (Patriota) alertou para a quantidade de médicos que têm deixado o município. “Médicos bons estão indo embora porque não estão recebendo. Todo mundo é digno do seu salário”. A insatisfação como lembrou o vereador Catiti (Avante) vem de longa data. “Não somos contra a empresa, mas sim contra este desrespeito com o trabalhador. Ela atrasou todo o progresso de um governo que vem se esforçando pela saúde”.

Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Vitinho Grandão (SD) convidou os demais para irem à Secretaria de Saúde em busca de respostas, afinal, o valor do contrato é na ordem de R$160 milhões e deveria ter um controle rigoroso. Em contato com a secretária Célia Serrano, foi informado que as glosas já foram refeitas, porém, entrarão na próxima folha de pagamento. “A secretária disse que a empresa está proibida de descontar qualquer valor na folha do funcionário, sem antes comunicar a pasta e justificar”, disse Vitinho.

A Hygea já foi notificada uma vez pela Secretaria de Saúde e o vereador solicitou outro alerta para que ela reveja sua atuação no município. “Que a secretária seja mais incisiva com a empresa, porque o povo quando chega na emergência para ser atendido não tem essa paciência”.

Para a vereadora Leide (Republicanos), é fundamental saber até que ponto o governo municipal está ciente das ações da empresa. “Entendo que essas ações da empresa a gente tem que pontuar para ver se há conivência do governo. Temos sim que fiscalizar para ver onde está o problema”.

O vereador Nivan Almeida afirmou que a secretária Célia Serrano, está atenta e buscando soluções para esta situação da empresa Hygea. “Ela já está avaliando isso com muita atenção e os resultados teremos logo”.

Ainda para o setor da Saúde, o vereador Boquinha lembrou que, no próximo dia 21, começará a ser feito o repasse aos municípios para o pagamento do piso nacional da enfermagem e cobrou a implementação, em Duque de Caxias, conforme a Lei Federal.

Obras

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) falou do asfalto que está chegando em áreas que, há muito tempo, era aguardado. “O asfalto liso está entrando na Vila Operária, Parque Beira Mar, Parque Duque”. Estávamos ansiosos!”.

Entretanto, Alex cobrou ao setor de comunicação da Prefeitura mais divulgação dos trabalhos. “A comunicação do município tem que divulgar as ações, mas me parece que ela trabalha para divulgar somente o que lhe interessa e ao secretário, e não o que interessa ao povo”, enfatizou ele.

O vereador Aquiciley Filho (Republicanos) celebrou a realização de diversas obras nos bairros Capivari, São Judas, Figueira e Vila Maria Helena, e também falou sobre algumas que foram paralisadas, em 2021. “No bairro Capivari, temos 20km de pavimentação. No São Judas, temos cerca de 40 ruas. No dia 29/08, estará sendo aberta uma nova licitação para o asfalto de todas vias”.

Moisés Neguinho (PMB) citou as obras no 1º Distrito. “Há tanto tempo, não havia um pacote de obras tão grande, mas devido às várias indicações nossas, nos últimos meses, estamos sendo contemplados”, disse ele, agradecendo, assim como os edis que o antecederam na tribuna, o prefeito Wilson Miguel, o ex-prefeito e secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, e os deputados federal e estadual, Gutemberg e Rosenverg Reis, respectivamente.

O presidente Celso do Alba (MDB) resumiu as ações da Câmara e a parceria com os governos municipal e estadual. “É o mérito desta Casa, do Governo do Estado e da Prefeitura de Duque de Caxias. Nada acontece sem que tenha a governabilidade dada por nós, vereadores. É a sinergia dos poderes que faz com que as coisas aconteçam”.

Blitz do Detran

Há algum tempo, os vereadores têm questionado a atuação do Detro e do Detran com o excesso das blitze e dos reboques. O vereador Claudio Thomaz (União Brasil) cobrou a atuação de políticos influentes do município que caminharam por Duque de Caxias com o governador Cláudio Castro, na época das eleições, mas que, até o momento, não se posicionaram sobre a situação.

Thomaz fez uma ressalva, destacando o empenho do deputado federal Marcos Tavares (PDT) que, desde que assumiu seu cargo, em Brasília, tem buscado melhorias para o município para todos os setores, sem precisar ter caminhado lado a lado com o governador.

Claudio Thomaz disse que se for preciso irá com os demais edis para o Palácio Guanabara protestar contra os abusos que o Detran vem cometendo em Duque de Caxias. “Se esses poderosos, que são amigos particulares do governador Cláudio Castro, não defenderem a população, eu quero com vossas excelências ir com cartazes e placas para o Palácio Guanabara parar o trânsito para a Zona Sul, porque não vemos as blitze do Detran por lá”.

O vereador cobrou a igualdade nas operações dentro do Estado e lamentou que o grande número de munícipes que vêm sendo lesados com o reboque de seus veículos. “Uma covardia sem tamanho e, até quando vamos ficar de joelhos, vendo a população sofrer. Não somos contra a blitz. A população deve honrar com seu compromisso para que o Estado honre com os dele”.

Clovinho Sempre Junto, Marcus Vinícius Boquinha, Vitinho Grandão, Catiti, Leide e Anderson Lopes (Republicanos) alertaram que o Executivo precisa tomar uma atitude urgente contra as ações abusivas do Detro e do Detran. “A gente precisa chamar a atenção do governador, do prefeito Wilson Reis, e do secretário de Transporte, Washington Reis, para que atenda o clamor das pessoas. Cadê o trabalho de prevenção?”, enfatizou Anderson Lopes.

“Queria ver este mesmo efetivo do Detro fiscalizando as empresas de ônibus, as vans e demais transportes públicos também”, sugeriu Vitinho Grandão. O vereador Nivan Almeida encaminhou sua pergunta ao presidente do Detran/RJ, Marcus Vinícius Amim Fernandes. “Qual a lógica das insistentes blitze, aqui, na Baixada Fluminense? Queria que esses dados fossem demonstrados para a sociedade”.

Catiti reiterou que a Câmara é contra as blitze direcionadas para só um público, deixando os ônibus e veículos de empresas privadas de fora. “Quem está num patamar acima que tinha que estar se juntando a nós, nessa inconformidade, nessa incoerência, simplesmente, estão calados”. O presidente Celso do Alba foi veemente: “como Pilatos, estão lavando as mãos”.

Ex-vereadora na subsecretaria estadual de Trabalho e Renda

A nomeação da ex-vereadora, Juliana do Táxi, como subsecretária de Trabalho e Renda do Estado, também se fez presente na manifestação de seu irmão Alex. “Sei que ela é muito capacitada. Tem a sensibilidade da mulher e vai ter todas as condições para trabalhar pelo desenvolvimento, trazendo muitos projetos para a nossa região”.

Os vereadores Clovinho Sempre Junto e Vitinho Grandão se manifestaram. “Caxias vai avançar muito. Juliana vai trazer para cá recursos e empregos que os munícipes precisam”, destacou Clovinho. “Tenho certeza de que toda a trajetória, a experiência na vida pública e o saber cuidar das pessoas, vai contribuir muito com o nosso município”, disse Vitinho.

Skip to content