Semana da Enfermagem inicia com palestra na Câmara Municipal

“Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade” foi o tema da palestra que abriu a Semana da Enfermagem nesta segunda-feira, dia 20, na Câmara Municipal de Duque de Caxias. Serão diversos eventos em locais distintos até sexta-feira, dia 24, quando ocorre o encerramento também no plenário da Casa de Leis. Toda programação pode ser conferida no site da Prefeitura de Duque de Caxias.

Vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Leide (PRB) parabenizou todos os profissionais e a Secretaria de Saúde pela mobilização da Semana da Enfermagem. “É importante fazer uma discussão plausível para tirar desse encontro políticas públicas estruturantes para dar dignidade e a valorização necessária aos profissionais de enfermagem. Essa Casa está à disposição.”

A subsecretária de monitoramente, regulação e fiscalização da Saúde, Clara Lucia Corrêa, definiu o enfermeiro como “médico fraternal”. “O perfil do médico é o diagnóstico e do enfermeiro é o cuidado. Somos todos profissionais de saúde e trabalhamos em equipe para salvar vidas, temos que aprender a somar.”

Anunciando a meta da Prefeitura de inaugurar mais 16 unidades básicas de saúde, a subsecretária de administração e gestão pessoal Roberta Barreto afirmou que é grande a missão da enfermagem dentro da saúde. “Estamos aqui construindo momentos como esse para discutir melhores condições de atendimento aos nossos pacientes e o crescimento da qualidade de vida da população. Que tenhamos uma semana de práticas importantes e muito aprendizado.”

Representando o Coren-RJ, Adriana Miranda ressaltou que os profissionais precisam ter uma visão holística e humanizada. “O Coren está ao lado dos profissionais, tem uma atuação de fiscalização ativa e briga junto a entidades de classe por melhor remuneração.”

Diretora do Sindicato de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Duque de Caxias, Márcia Carvalho destacou as principais reivindicações da categoria. “Nos falta remuneração, jornada de trabalho e descanso adequados, assim como a promoção da nossa saúde física e mental. A Semana da Enfermagem envolve uma movimentação em todas as unidades de saúde e é o momento de nos posicionar em prol da nossa valorização e acolhimento.”

Falando sobre os desafios diários dos profissionais, a diretora do departamento de Enfermagem de Duque de Caxias, Miquelen França, agradeceu a participação de todos os profissionais. “Nós temos desafios que não são fáceis e ainda temos que cuidar do outro, mas essa profissão nos prepara a cada dia, porque ela é um chamado.”

Diretora do departamento de Atenção Primária, Flávia Costa enfatizou: “Muito se fala do enfermeiro na assistência, mas ele é um profissional preparado para atuar em qualquer setor da saúde, pois é um profissional completo e está sempre buscando o aprimoramento e algo além.”

O enfermeiro Márcio Azevedo, do departamento de Vigilância Sanitária, finalizou os discursos da mesa diretora. “A enfermagem reconhece que cada necessidade requer um cuidado e não um padrão. Temos que estar atentos a cada um que requer nossos cuidados, pois somos diversos e temos necessidades diferentes. Equidade e igualdade são coisas diferentes, precisamos estar em todos os espaços para fomentar isso.”