Comissão de Educação reúne autoridades para debater violência nas escolas

Em 28, março, 2019
Comissão de Educação reúne autoridades para debater violência nas escolas

A Comissão de Educação da Câmara Municipal de Duque de Caxias reuniu autoridades municipais nessa quinta-feira, dia 28, para debater violência nas escolas. O objetivo é trabalhar a prevenção e formar uma rede de apoio para evitar casos como o ocorrido na escola de Suzano, em São Paulo.

“Como mãe, mulher e vereadora, tenho cada vez mais preocupação com as nossas crianças ao ver casos de violência nas escolas. Não é novidade que a nossa Guarda Municipal tem um efetivo pequeno, assim como o 15º Batalhão da Polícia, é utopia achar que podemos dar conta de atender todas as escolas. Mas, com a soma de esforços pode ser a saída”, disse a vereadora Deise do Seu Dino (PTC), presidente da Comissão de Educação, que anunciou uma indicação e um projeto de lei. “Vou indicar sistema de monitoramento nas escolas municipais, como o que já existe nas estaduais, e vou propor a lei da criação de botão de pânico para que as escolas acionem a Polícia.”

Integrante da Comissão, o vereador Valdecy (PP) também informou a propositura de uma indicação parlamentar. “Vou propor a instalação de detectores de metal na entrada das escolas para dificultar a ação de pessoas mal intencionadas. Estou muito feliz com essa iniciativa de trabalharmos a prevenção. Se toda política pública fosse voltada para a prevenção, teríamos uma sociedade mais consciente.”

A ação se deu a partir de uma reunião da Secretaria Municipal de Educação em que foram levantadas sugestões para trabalhar a temática nas escolas. “Surgiu a ideia de criar um grupo de trabalho envolvendo diversos setores da Cidade. Esse momento é importante para começar a planejar ações de curto, médio e longo prazo, como treinar os porteiros das escolas, traçar rotas de fuga para situações emergenciais, criar uma comunicação direta com o 15º Batalhão da Polícia, abordar o tema bullying, etc. Será uma ação conjunta com órgãos setorizados para trabalhar de forma pontual e contínua, resgatando a ordem e o sentido de coletividade”, explicou a secretária Cláudia Viana.

O secretário de Políticas de Segurança e Gestões Tecnológicas, Robson André, também integrará a ação. “Parto aqui para algumas ações que já podemos implementar. Já existe um trabalho do 15º Batalhão com a ronda nas escolas estaduais, podemos integrar em conjunto para abranger também as escolas municipais. Nós temos um projeto na Secretaria sobre voluntariado civil para atuar na entrada e saída das crianças nas escolas, é a forma de levar para a unidade aquele responsável que tem um familiar estudando ali e quer participar e se envolver. Já o botão de pânico poderia ser integrado à nossa Central de Monitoramento.”

Listando outras medidas, o secretário Robson André fez um alerta: “Esse trabalho tem que ser realizado com muito cuidado e de forma bastante consciente para não assustar os alunos e transformar as escolas em prisões. Escola é lugar de alegria, amizade, companheirismo.”

Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Osmar de Paiva sugeriu a instalação de bloqueadores de celular dentro das escolas. “Acho importante usar a tecnologia para trabalhar a inovação e buscar soluções. Também peço aos vereadores que estudem a possibilidade de aumentar o efetivo do Conselho Tutelar na Cidade.”

O conselheiro tutelar Romildo Batista também esteve presente na reunião e fez sugestões. “Precisamos traçar as escolas com maior índice de violência para atuar de forma mais imediata. Precisamos de maior integração entre as escolas e o Conselho Tutelar, seria interessante criar um projeto para esclarecer a real função do conselho, que é ajudar a tirar a criança de situações de vulnerabilidade e violência.”

Representantes do Sindicato das Escolas Particulares de Duque de Caxias (SINEPE) participaram da reunião e pediram para que todas as ações incluam também as escolas particulares do Município. “Nós também estamos muito preocupados com a violência nas escolas e gostaríamos de contar com esses projetos. No passado, tínhamos comunicação com o Batalhão da Polícia. Queremos retomar esse contato e também ter como acionar a Secretaria de Educação”, declarou o presidente do órgão, Oswaldo da Silva Filho.

Responsável pelo Processo Appell, Ariel Blanco se colocou à disposição para contribuir. “A Defesa Civil tem a missão de treinar e capacitar. Na gestão passada do prefeito Washington Reis, nós fazíamos curso de preparação para porteiros, podemos resgatar esse projeto que já está pronto e adaptá-lo de forma pedagógica para essas ações pontuais.”

O 15º Batalhão da Polícia Militar esteve representado pelo major Carlos, que propôs a criação de um grupo no WhatsApp com as diretoras de escolas. “O Batalhão já realiza um trabalho de sucesso com as escolas estaduais para a rápida chegada de viaturas em qualquer caso nas unidades escolares, com o grupo Denuncie ao Comandante. Podemos estender isso a todo Município, deixo o Batalhão à disposição.”

Presidente da Comissão de Saúde na Câmara, a vereadora Juliana do Táxi (PSD) parabenizou a iniciativa e disposição de todos os envolvidos. “Esse governo tem um time de secretários com atenção e empenho fora do comum para atender a nossa população e garantir o bem comum na Cidade. A Câmara também está empenhada nessa causa e quer trabalhar em conjunto.”

Ao final da reunião, grupos de trabalho foram definidos e novos encontros foram agendados para dar prosseguimento às ações. “Precisamos estabelecer essas relações para avançar no nosso Município e dar respostas positivas às pessoas”, finalizou a secretária Cláudia.