Vereadores retomam debate sobre os serviços prestados pela Águas do Rio no município

Em 16, março, 2023
Vereadores retomam debate sobre os serviços prestados pela Águas do Rio no município

A situação dos médicos com a empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA também esteve em pauta

Na sessão plenária de 16/03, os vereadores de Duque de Caxias voltaram a falar sobre a Águas do Rio e, com indignação, alertaram para o ofício recebido para comparecerem à sede da empresa, no dia 29/03, às 10h, para a prestação de contas dos trabalhos realizados até o momento.

O vereador Alex da Juliana do Táxi (MDB) reiterou a solicitação para que a reunião seja transferida para a Câmara Municipal, visando garantir a transparência e a participação popular. “Nós não temos nada a falar se não for junto com o povo. Essa companhia não age com um cronograma transparente. Ela não utiliza os meios de comunicação da nossa cidade para passar quadrimestralmente o que será investido em cada um dos distritos”, disse ele.

A aprovação urgente da Comissão Permanente de Recursos Hídricos, Esgoto e Energia, já assinada por mais 20 edis, foi novamente cobrada pelo vereador Alex Freitas (SD), autor da proposta, ao presidente da Casa, Celso do Alba (MDB). “É mais um mecanismo que a gente vai ter para ir nas agências reguladoras cobrar. Estamos criando esta comissão para buscar o entendimento”.

Alex Freitas citou ainda o requerimento do deputado federal, Marcos Tavares (PDT). “Ele requer informações ao Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Anegersa) a fim de esclarecer a esta Casa as medidas fiscalizatórias e atuações efetivas da concessionária Águas do Rio em razão dos péssimos serviços prestados”.

O vereador Nivan Almeida parabenizou a atitude do deputado Marcos Tavares. “Ele tomou uma das decisões mais importantes em arguir a responsabilidade da Agência Reguladora do Estado que cuida do fornecimento de energia, água e tantos outros serviços concedidos. É para isso que representamos a população”.

A vereadora Delza de Oliveira (Patriota) comentou que população está atenta e sofrendo com o descaso da empresa. “Somos muito cobrados pelas taxas indevidas, falta d’água e os buracos que ela está ocasionando no município. Somos 29 vereadores e estamos aqui para cobrar melhorias nos serviços da Águas do Rio”.

Saúde

O atendimento da assistência social no Hospital Municipal Dr. Moacir Rodrigues do Carmo também foi comentado pelo vereador Alex da Juliana do Táxi que alegou ter recebido denúncias sobre a falta de respostas seguras do setor aos familiares dos pacientes.

“Como relator da Comissão de Saúde, tenho recebido denúncias de que está difícil conversar com o assistente social”, explicou ele, destacando que buscará o conhecimento, por meio de documentos, sobre o número de assistentes sociais no hospital e as escalas para que os vereadores possam fiscalizar.

Também voltou à discussão, em plenário, a contratação da empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA que assumiu a prestação de serviços da Secretaria Municipal de Saúde. Alex da Juliana do Táxi apontou que o QR Code de alguns médicos tem apresentado problemas que poderão afetá-los na hora de receberem o pagamento.

Os problemas da empresa já têm trazido sérias consequências para a saúde dos munícipes, de acordo com o vereador Marcus Vinícius Boquinha (SD). Ele citou a morte recente de uma criança e ressaltou que o caso precisa ser acompanhado; caso contrário, entrará com uma representação junto à Promotoria da Saúde do Ministério Público. “Quais as providências que o governo está tomando, o secretário de Saúde? Quero saber quem vai ser responsabilizado pela morte dessa criança?”.

Para o vereador Clovinho Sempre Junto (Patriota) é fundamental uma fiscalização mais acirrada sobre os transtornos que têm acontecido. “Queria chamar a Comissão de Saúde para andar com a gente nos postos, porque não podemos perder vidas. Quando a empresa não contrata médicos, os enfermeiros e técnicos ficam sobrecarregados e acabam em desvio de função, não atendendo com qualidade”.

O vereador Junior Uios (União Brasil) salientou que todos estão atentos à situação. “Nosso gestor não compactua com nada daquilo que é errado e, nós, enquanto Comissão de Saúde desta Casa, temos o mesmo posicionamento. Conte conosco porque estaremos combatendo qualquer tipo de irregularidade”.

O vereador Nivan Almeida chamou a atenção para que as denúncias sejam apuradas no setor competente antes de serem levadas ao plenário. “Uma das nossas funções fundamentais é fiscalizar os atos do Executivo. Estamos aqui no entendimento de que queremos crescer com responsabilidade”, disse ele, enaltecendo os trabalhos dos edis que têm transformado a vida dos duquecaxienses nos quatro distritos.

Líder de governo, o vereador Valdecy Nunes (Patriota), foi categórico quanto à contratação da empresa Hygea Gestão e Saúde LTDA. “O governo faz a sua parte quando abre uma licitação e exige uma total lisura. A empresa citada foi a sexta colocada na licitação”. Ele explicou que as outras apresentaram inconsistências nas documentações e foram uma a uma eliminadas.

Comentou ainda que os valores apontados para serem pagos aos médicos não têm comprovação e, para isso, é importante ouvir o governo. “Antes de sair divulgando informações não verdadeiras, é preciso entender, fazer reuniões com a Secretaria de Saúde para saber o que está acontecendo no município”.

O presidente Celso do Alba (MDB) ressaltou o empenho da 19ª Legislatura e o compromisso com o município de Duque de Caxias, em todos os setores. “A gente acompanha o crescimento de alguns vereadores aqui que têm transformado a vida das pessoas”, disse ele, direcionando a Claudio Thomaz (União Brasil). O vereador Clovinho Sempre Junto fez questão de ressaltar o apoio de Celso no andamento dos trabalhos da Casa Legislativa.

Expediente do Dia

Também na sessão plenária de 16/03, foram lidos requerimentos consignando moções, indicações para a realização de serviços no município, o Projeto de Decreto Legislativo, de iniciativa do vereador Marcus Vinícius Boquinha, concedendo título, e o Projeto de Lei do vereador Serginho (MDB), considerando órgão de utilidade pública a Associação Internacional dos Embaixadores da Paz (AIEB), situada no bairro Imbariê, no 3º Distrito.

Skip to content